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dc.contributor.advisorFarias, Edison Luiz Prisco, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorFlenik, Rosana Possebon Delgadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-10T17:39:51Z
dc.date.available2020-02-10T17:39:51Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64001
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Édison Luiz Prisco de Fariaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO. Defesa : Curitiba, 29/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 44-46pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino em Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: As novas ferramentas tecnológicas educacionais e de entretenimento pedagógico, resultam em práticas dinâmicas e significativas para o ensino de Biologia. A utilização desses recursos, aliados aos audiovisuais em específico o vídeo, promoveu o rompimento com processos educacionais pautados em uma linguagem unicamente verbal e escrita. Quando empregados de forma eficaz, os vídeos facilitam a compreensão de conteúdos teóricos considerados complexos ou abstratos pela maioria dos estudantes. Partindo desses pressupostos, esse trabalho tem como objetivo a produção de vídeos abordando conteúdos sobre Histologia, Anatomia e Fisiologia da Contração Muscular a fim de complementar as aulas expositivas e as possíveis lacunas ou erros conceituais presentes em diversos livros didáticos durante a transposição ou generalização desses conteúdos pelos autores. Participaram da pesquisa 72 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio, período matutino do Colégio Estadual Érico Veríssimo, no Município de Cambé, PR. Os estudantes, divididos igualmente em turmas denominadas A, em referência ao Grupo Audiovisual (G-AV) e B, Grupo Aula Tradicional (G-AT), receberam aplicação metodológica diferenciada. As aulas aplicadas na turma G-AV, foram ministradas com o auxílio de vídeos e as da turma G-AT, foram expositivas, utilizando somente o livro didático como material de apoio. As aulas, divididas em três sequências, foram avaliadas por meio de questionários individuais (quantitativo) e pela produção de vídeos (qualitativo), utilizando a técnica Stop Motion. A avaliação qualitativa ocorreu em dois momentos. O primeiro, referente ao planejamento e desenvolvimento do vídeo e o segundo, considerou a elaboração de um roteiro prévio, a aplicação de conceitos corretos e a produção final do vídeo pelos estudantes. Após obtenção e análise dos dados quanti e qualitativos, foi possível verificar nos estudantes da turma G-AV, um maior interesse, melhor compreensão dos processos fisiológicos e facilidade em relacionar o material audiovisual desenvolvido pelo educador com o tema Contração Muscular, enriquecendo a prática pedagógica docente. Palavras-chave: recurso audiovisual, contração muscular, ensino médio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The new technological tools for educational and pedagogical entertainment result in dynamic and significant practices for the teaching of biology. The use of these resources, allied to the audiovisual in particular the video, promoted the break with educational processes based on a verbal and written language only. When employed effectively, videos make it easier for most students to understand theoretical content that is considered complex or abstract. Based on these assumptions, this work aims to produce videos addressing histology, anatomy and physiology of muscle contraction in order to complement the lectures and possible gaps or conceptual errors present in various textbooks during the transposition or generalization of these contents. by the authors. The study included 72 students, enrolled in the first year of high school, the morning period of the Érico Veríssimo State College, in the city of Cambé, PR. Students, also divided into groups named A, in reference to the Audiovisual Group (G-AV) and B, Traditional Classroom Group (G-AT), received different methodological application. The classes applied in the G-AV class were taught with the help of videos, and those in the G-AT class were expository, using only the textbook as support material. The classes, divided into three sequences, were assessed through individual questionnaires (quantitative) and video production (qualitative) using the Stop Motion technique. The qualitative evaluation took place in two moments. The first, referring to the planning and development of the video and the second, considered the elaboration of a previous script, the application of correct concepts and the final production of the video by the students. After obtaining and analyzing the quantitative and qualitative data, it was possible to verify in the students of the G-AV class, a greater interest, better understanding of the physiological processes and ease in relating the audiovisual material developed by the educator with the theme Muscle Contraction, enriching the pedagogical practice. teacher. Keywords: audiovisual resource, muscle contraction, high school.pt_BR
dc.format.extent63 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectContração muscularpt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.titleAplicação de vídeo didático sobre contração muscular para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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