Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Silmara do Rocio dos, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-21T21:27:34Z
dc.date.available2019-10-21T21:27:34Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63997
dc.descriptionOrientadora: Claudemira Vieira Gusmão Lopespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA história de vida é uma das melhores abordagens para se compreender o processo de socialização, entender o nascimento ou o declínio de um grupo ou sua estrutura organizacional. O objetivo geral deste artigo foi contar minha história de vida, ressaltando as questões educacionais e as dificuldades por mim encontradas para concluir a educação básica e cursar uma licenciatura. Os objetivos específicos foram perceber as conexões entre alguns fatos da minha história de vida com a formação de professores para as escolas do campo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi elaborada em três momentos: ponto de partida (nesse momento ocorreu a leitura bibliográfica sobre história de vida, história oral, construção da identidade docente e narrativas pedagógicas na pesquisa e no ensino). A fase de campo compreendeu a escrita do relato, estruturado da seguinte forma: Minha história de vida - Quem sou eu? Minha vida escolar; Minha vida como educadora da escola Tia Léa e Minha entrada na Licenciatura em Educação do Campo. Na fase de sistematização de dados, ocorreu a transformação do relato em artigo. Ao refletir sobre minha história de vida, tentando perceber a contribuição que poderia ser tirado para a formação de educadores, percebi que muitos dos problemas que vivenciei na minha infância estavam relacionados à falta de políticas públicas para as populações do campo. Constatei que muitas vezes os jovens oriundos de escolas do campo não só não conseguem entrar em um curso superior e quando entram, sentem muitas dificuldades para acompanhar o curso devido a muitos fatores. Na Licenciatura, aprendi muito a partir de abordagens emancipatórias, destaco os conteúdos relacionados à biotecnologia, fermentação, microrganismos (fungos e bactérias) e fotossíntese. Aprendi que o uso de estratégias simples como a construção de um terrário, por exemplo, podem promover o aprendizado de vários conteúdos, como o ciclo da água, a fotossíntese e de outros ciclos biogeoquímicos. Também ficou evidente a contribuição de uma saída de campo para o ensino da Física, Química e Biologia. Percebi que estratégias simples com materiais de baixo custo podem alavancar a aprendizagem das crianças que vivem no campo.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Formação de professorespt_BR
dc.titleConexões entre minha história de vida e a formação de educadores no curso de educação do campo – ciências da natureza : Cerro Azul - PRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples