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    Conexões entre minha história de vida e a formação de educadores no curso de educação do campo – ciências da natureza : Cerro Azul - PR

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    SILMARA DO ROCIO DOS SANTOS.pdf (280.3Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Santos, Silmara do Rocio dos, 1987-
    Metadata
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    Resumo
    A história de vida é uma das melhores abordagens para se compreender o processo de socialização, entender o nascimento ou o declínio de um grupo ou sua estrutura organizacional. O objetivo geral deste artigo foi contar minha história de vida, ressaltando as questões educacionais e as dificuldades por mim encontradas para concluir a educação básica e cursar uma licenciatura. Os objetivos específicos foram perceber as conexões entre alguns fatos da minha história de vida com a formação de professores para as escolas do campo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi elaborada em três momentos: ponto de partida (nesse momento ocorreu a leitura bibliográfica sobre história de vida, história oral, construção da identidade docente e narrativas pedagógicas na pesquisa e no ensino). A fase de campo compreendeu a escrita do relato, estruturado da seguinte forma: Minha história de vida - Quem sou eu? Minha vida escolar; Minha vida como educadora da escola Tia Léa e Minha entrada na Licenciatura em Educação do Campo. Na fase de sistematização de dados, ocorreu a transformação do relato em artigo. Ao refletir sobre minha história de vida, tentando perceber a contribuição que poderia ser tirado para a formação de educadores, percebi que muitos dos problemas que vivenciei na minha infância estavam relacionados à falta de políticas públicas para as populações do campo. Constatei que muitas vezes os jovens oriundos de escolas do campo não só não conseguem entrar em um curso superior e quando entram, sentem muitas dificuldades para acompanhar o curso devido a muitos fatores. Na Licenciatura, aprendi muito a partir de abordagens emancipatórias, destaco os conteúdos relacionados à biotecnologia, fermentação, microrganismos (fungos e bactérias) e fotossíntese. Aprendi que o uso de estratégias simples como a construção de um terrário, por exemplo, podem promover o aprendizado de vários conteúdos, como o ciclo da água, a fotossíntese e de outros ciclos biogeoquímicos. Também ficou evidente a contribuição de uma saída de campo para o ensino da Física, Química e Biologia. Percebi que estratégias simples com materiais de baixo custo podem alavancar a aprendizagem das crianças que vivem no campo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63997
    Collections
    • Educação do Campo (Litoral) [81]

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