A controladoria como ferramenta de apoio ao processo de gestão empresarial
Resumo
Resumo: O objetivo do presente estudo consiste em descrever a importância da controladoria como ferramenta para a tomada de decisão dos gestores nas organizações. Na sequência faz-se uma revisão da literatura, na qual se apresenta os tipos de empresas e sua definição. Em seguida uma definição sobre organização, estrutura organizacional, recursos necessários para que a empresa consiga prosperar e gerar riquezas. Aborda ainda o tópico gestão empresarial e a importância da correta definição da autoridade e das responsabilidades de cada gestor, enfatizando que esta delimitação e de suma importância para que não exista duplicidade de gerenciamento e que não tenha na organização atividade sem um responsável. Continuando define-se o planejamento estratégico na empresa, bem como seus sub tópicos: missão, crenças e valores, estratégias, objetivos, metas e analise SWOT que e considera uma das fases primordiais do planejamento estratégico da empresa. Outro tópico abordado na revisão literária e a importância da controladoria, apresentando sua origem, conceito, influencia no planejamento e no controle gerencial. Nesse mesmo tópico descreve-se a definição do profissional que atua na área de controladoria: o controller. E deste profissional da área de controladoria a responsabilidade pelo sistema de informação gerenciais, atuando com suporte a área e ao processo de gestão com informações que contribuem na tomada de decisão. O fechamento da revisão literária se dá com o apontamento dos benefícios proporcionados pelo órgão administrativo que e a Controladoria.
Collections
- Contabilidade e finanças [642]