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dc.contributor.authorRibas, Diogo do Carmo Taborda, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherTauscheck, Neusa Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-02T18:57:42Z
dc.date.available2019-10-02T18:57:42Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63369
dc.descriptionOrientadora: Neusa Maria Tauscheckpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute os fundamentos da construção de uma Horta Orgânica na Escola como metodologia alternativa de ensino, o qual, basicamente, desenvolve o aprendizado da horta a partir de problemas do cotidiano dos próprios educandos. Mostrar aos educandos que o uso de agrotóxicos presentes nos alimentos que consumimos é prejudicial à saúde dos seres humanos e também ao meio ambiente. Incentivar os educandos sobre a importância de uma alimentação saudável e os benefícios à saúde. A Horta Orgânica se torna um vasto campo de aprendizagem da comunidade escolar, auxiliando de forma preventiva a saúde e a alimentação da comunidade escolar. No processo de construção da Horta pode se observar o interesse dos educandos com o tema e a efetiva participação dos mesmos na construção da horta. Estimulando na preservação ambiental e alimentação saudável por meio de construção coletiva, identificando por meio de diálogos ocorridos durante a construção da horta, os malefícios do uso de agrotóxicos para os seres vivos. Foi desenvolvido um questionário aplicado na Escola Rural Municipal Milton Teilo, zona/área rural do município de Cerro Azul, PR, na comunidade Salto do Guaraipo, próximo à Rodovia Gertrudes Mangger da Rosa Km - 70, no ano de 2018, com um total de participação de quinze pais dos educandos. Com o intuito de ir um pouco mais a fundo nesse tema, optei pela realização do questionário com os pais para saber o que eles tinham a dizer sobre a alimentação de seus filhos, dessa forma o questionário possibilitou uma visão mais ampla sobre a alimentação dos educandos. Este possibilitou na escolha de quais legumes e verduras plantariam com mais frequência.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHortaliças - Cultivopt_BR
dc.titleHorta orgânica escolar : uma proposta de alimentação saudável em uma escola no município de Cerro Azul - Paranápt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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