dc.contributor.author | Torcate, Silmara de Fátima Scheleider, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Andreoli, Vanessa Marion | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T22:50:44Z | |
dc.date.available | 2019-10-23T22:50:44Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63250 | |
dc.description | Orientadora: Vanessa Marion Andreoli | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido na Escola Rural Municipal Milton Teilo, na comunidade do Guaraipo, Cerro Azul/PR, com o intuito de investigar em que medida a construção de uma horta orgânica na escola pode possibilitar e incentivar a alimentação saudável, além de contribuir com a Educação Ambiental. Nesse sentido, a horta pode se tornar um recurso pedagógico para o conhecimento dos estudantes quanto às consequências que os agrotóxicos estão causando à saúde e ao meio ambiente, permitindo a interação, e incentivando a reflexão sobre esse problema que está afetando gerações. O trabalho realizado buscou estimular a alimentação saudável na escola, por meio da construção coletiva de uma horta orgânica, ajudando a preservar o meio ambiente, procurando envolver todos os que fazem parte da escola e abordando as causas e consequências dos agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente. Entre os resultados, foi possível perceber que a implantação de uma horta orgânica na escola é uma das alternativas para incentivar o cultivo da própria alimentação sem colocar em risco a saúde e, ainda que seja em um pequeno espaço, possibilita tanto o plantio quanto o trabalho interdisciplinar dos conteúdos pelos professores. Além disso, a horta orgânica como metodologia na escola do campo oferece aos estudantes a oportunidade de escolha consciente para o uso do alimento orgânico ou convencional. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Horta orgânica | pt_BR |
dc.title | A horta escolar como ferramenta pedagógica : preservação ambiental e alimentação saudável na escola do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |