A horta escolar como ferramenta pedagógica : preservação ambiental e alimentação saudável na escola do campo
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Data
2018Autor
Torcate, Silmara de Fátima Scheleider, 1978-
Metadata
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Este trabalho foi desenvolvido na Escola Rural Municipal Milton Teilo, na comunidade do Guaraipo, Cerro Azul/PR, com o intuito de investigar em que medida a construção de uma horta orgânica na escola pode possibilitar e incentivar a alimentação saudável, além de contribuir com a Educação Ambiental. Nesse sentido, a horta pode se tornar um recurso pedagógico para o conhecimento dos estudantes quanto às consequências que os agrotóxicos estão causando à saúde e ao meio ambiente, permitindo a interação, e incentivando a reflexão sobre esse problema que está afetando gerações. O trabalho realizado buscou estimular a alimentação saudável na escola, por meio da construção coletiva de uma horta orgânica, ajudando a preservar o meio ambiente, procurando envolver todos os que fazem parte da escola e abordando as causas e consequências dos agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente. Entre os resultados, foi possível perceber que a implantação de uma horta orgânica na escola é uma das alternativas para incentivar o cultivo da própria alimentação sem colocar em risco a saúde e, ainda que seja em um pequeno espaço, possibilita tanto o plantio quanto o trabalho interdisciplinar dos conteúdos pelos professores. Além disso, a horta orgânica como metodologia na escola do campo oferece aos estudantes a oportunidade de escolha consciente para o uso do alimento orgânico ou convencional.