Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAragão, Josevânia Silva, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherAndreoli, Vanessa Marionpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-21T16:09:29Z
dc.date.available2019-10-21T16:09:29Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63144
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Vanessa Marion Andreolipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso procurou analisar como as possibilidades de produção de conhecimentos escolares relacionados a Agroecologia se apresentam nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (2006), apontando algumas alternativas metodológicas nas escolas do campo que podem contribuir com seu fortalecimento. Considerando a relação entre a Educação do Campo e a Agroecologia. Nesse sentido, a construção de uma educação emancipadora não pode ser construída/pensada fora da realidade dos sujeitos camponeses e, portanto, a Educação do Campo e Agroecologia andam juntas nessa luta e resistência. Portanto o currículo das escolas do campo deve contemplar os princípios da Agroecologia como as características que surgem de acordo cada local, assim como os saberes ali presentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que focou na análise de documentos fundamentais para a construção da Educação do Campo. O presente estudo traz como contribuição para a Educação do Campo o olhar sobre as Diretrizes e suas possibilidades de abordar a Agroecologia como incentivo ao projeto de construção de uma educação transformadora que possa contribuir com o aprendizado do sujeito do campo a partir da sua realidade.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.titleAlternativas metodológicas na perspectiva agroecológica : contribuições das diretrizes curriculares da educação do campo do Estado do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples