dc.contributor.author | Aragão, Josevânia Silva, 1994- | pt_BR |
dc.contributor.other | Andreoli, Vanessa Marion | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-21T16:09:29Z | |
dc.date.available | 2019-10-21T16:09:29Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63144 | |
dc.description | Orientadora: Prof. Dr. Vanessa Marion Andreoli | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso procurou analisar como as possibilidades de produção de conhecimentos escolares relacionados a Agroecologia se apresentam nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (2006), apontando algumas alternativas metodológicas nas escolas do campo que podem contribuir com seu fortalecimento. Considerando a relação entre a Educação do Campo e a Agroecologia. Nesse sentido, a construção de uma educação emancipadora não pode ser construída/pensada fora da realidade dos sujeitos camponeses e, portanto, a Educação do Campo e Agroecologia andam juntas nessa luta e resistência. Portanto o currículo das escolas do campo deve contemplar os princípios da Agroecologia como as características que surgem de acordo cada local, assim como os saberes ali presentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que focou na análise de documentos fundamentais para a construção da Educação do Campo. O presente estudo traz como contribuição para a Educação do Campo o olhar sobre as Diretrizes e suas possibilidades de abordar a Agroecologia como incentivo ao projeto de construção de uma educação transformadora que possa contribuir com o aprendizado do sujeito do campo a partir da sua realidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ecologia agrícola | pt_BR |
dc.title | Alternativas metodológicas na perspectiva agroecológica : contribuições das diretrizes curriculares da educação do campo do Estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |