Alternativas metodológicas na perspectiva agroecológica : contribuições das diretrizes curriculares da educação do campo do Estado do Paraná
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso procurou analisar como as possibilidades de produção de conhecimentos escolares relacionados a Agroecologia se apresentam nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (2006), apontando algumas alternativas metodológicas nas escolas do campo que podem contribuir com seu fortalecimento. Considerando a relação entre a Educação do Campo e a Agroecologia. Nesse sentido, a construção de uma educação emancipadora não pode ser construída/pensada fora da realidade dos sujeitos camponeses e, portanto, a Educação do Campo e Agroecologia andam juntas nessa luta e resistência. Portanto o currículo das escolas do campo deve contemplar os princípios da Agroecologia como as características que surgem de acordo cada local, assim como os saberes ali presentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que focou na análise de documentos fundamentais para a construção da Educação do Campo. O presente estudo traz como contribuição para a Educação do Campo o olhar sobre as Diretrizes e suas possibilidades de abordar a Agroecologia como incentivo ao projeto de construção de uma educação transformadora que possa contribuir com o aprendizado do sujeito do campo a partir da sua realidade.