Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaula, Adalberto Penha dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Adriana Chaves da, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T11:09:09Z
dc.date.available2019-09-06T11:09:09Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63087
dc.descriptionOrientador: Adalberto Penha de Paulapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO tema central desta pesquisa diz respeito a prática pedagógica e as escolas multisseriadas localizadas no campo. Tem como objetivo geral, "Analisar como se desenvolve a prática pedagógica na escola multisseriada e a relação com a Educação do Campo no município de Cerro Azul-PR", os objetivos específicos são "Identificar os desafios da escola multisseriada pública do campo"; "Caracterizar o ensino em turmas multisseriadas na rede municipal"; "Problematizar a perspectiva de formação que os professores pretendem junto aos seus alunos" e "Evidenciar o processo de fortalecimento da Educação do Campo em Cerro Azul-PR com a constituição da Lecampo no município". A metodologia utilizada foi a análise documental, bibliográfica e a observação, realizada na escola rural municipal. Na fundamentação teórica utilizamos principalmente os seguintes autores, CALDART (2004), MOLINA (2012), SOUZA (2008), HAGE (2005), FREIRE (2014). Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos sobre os temas Educação do Campo, Ensino Multisseriado e Práticas Pedagógicas. Inicialmente apresentamos as duas concepções de ensino presentes no contexto camponês, a Educação Rural e a Educação do Campo, com o objetivo de compreender a trajetória de luta histórica da Educação do Campo. Posteriormente, Identificamos os principais desafios da escola multisseriada, apontando as dificuldades enfrentadas no dia adia educador frente a essa multiplicidade de experiências e vivencias. Apresentamos neste trabalho a presença do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR - Setor Litoral e sua luta para o fortalecimento da Educação do Campo no município. Na sequência analisamos a construção do Projeto Político Pedagógico dessas escolas. Este trabalho evidencia a necessidade de uma formação específica e adequada para o educador do campo. Conclui-se, que a escola multisseriada do campo é possível, com uma prática pedagógica condizente com os princípios da Educação do Campo e atendimento as especificidade dos povos do campo.pt_BR
dc.format.extent67 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Paranápt_BR
dc.titleA prática pedagógica nas escolas multisseriadas localizadas no campo em Cerro Azul- PRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples