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    A prática pedagógica nas escolas multisseriadas localizadas no campo em Cerro Azul- PR

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    ADRIANA CHAVES DA SILVA.pdf (2.987Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Silva, Adriana Chaves da, 1978-
    Metadata
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    Resumo
    O tema central desta pesquisa diz respeito a prática pedagógica e as escolas multisseriadas localizadas no campo. Tem como objetivo geral, "Analisar como se desenvolve a prática pedagógica na escola multisseriada e a relação com a Educação do Campo no município de Cerro Azul-PR", os objetivos específicos são "Identificar os desafios da escola multisseriada pública do campo"; "Caracterizar o ensino em turmas multisseriadas na rede municipal"; "Problematizar a perspectiva de formação que os professores pretendem junto aos seus alunos" e "Evidenciar o processo de fortalecimento da Educação do Campo em Cerro Azul-PR com a constituição da Lecampo no município". A metodologia utilizada foi a análise documental, bibliográfica e a observação, realizada na escola rural municipal. Na fundamentação teórica utilizamos principalmente os seguintes autores, CALDART (2004), MOLINA (2012), SOUZA (2008), HAGE (2005), FREIRE (2014). Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos sobre os temas Educação do Campo, Ensino Multisseriado e Práticas Pedagógicas. Inicialmente apresentamos as duas concepções de ensino presentes no contexto camponês, a Educação Rural e a Educação do Campo, com o objetivo de compreender a trajetória de luta histórica da Educação do Campo. Posteriormente, Identificamos os principais desafios da escola multisseriada, apontando as dificuldades enfrentadas no dia adia educador frente a essa multiplicidade de experiências e vivencias. Apresentamos neste trabalho a presença do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR - Setor Litoral e sua luta para o fortalecimento da Educação do Campo no município. Na sequência analisamos a construção do Projeto Político Pedagógico dessas escolas. Este trabalho evidencia a necessidade de uma formação específica e adequada para o educador do campo. Conclui-se, que a escola multisseriada do campo é possível, com uma prática pedagógica condizente com os princípios da Educação do Campo e atendimento as especificidade dos povos do campo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63087
    Collections
    • Educação do Campo (Litoral) [81]

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