Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeles, Margarete Araújo, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorJesus, Bruna Franciele Souza de, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-03T12:07:36Z
dc.date.available2019-09-03T12:07:36Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62960
dc.descriptionOrientador : Margarete Araújo Telespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com o avanço tecnológico e a globalização, diversas formas de práticas de lazer foram sendo criadas. E no meio desse processo o cinema trabalha diretamente na construção de imaginário do espectador. Deste modo desenvolveu-se um estudo exploratório com o objetivo de analisar como o imaginário criado por fãs de personagens, por meio do cinema e suas relações com o local onde a estória deste personagem está inserida, pode servir como um instrumento de indução de opção de escolha de destino. Os personagens utilizados para a pesquisa foram retirados das histórias cinematográficas que mais reuniram fãs nos últimos anos, a Saga Harry Potter, Saga Crepúsculo, Capitão América e Homem-Aranha. Utilizou-se pesquisa documental e bibliográfica com o recolhimento de ideias dos autores selecionados que discutem sobre os temas tratados, em seguida foram aplicados questionários onlines em grupos de fãs da rede social Facebook para avaliar a visão dos mesmos sobre os destinos de seus personagens e com a avaliação do embasamento teórico revelou-se que a relação que é desenvolvida pelos fãs com os personagens impacta diretamente na visão que o público possui do destino, servindo como indutor turístico a ser utilizado. Deste modo criou-se um roteiro temático a ser oferecido para o público estudado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : With the technological advance and the globalization, diverse forms of practices of leisure were being created. And in the middle of this process the cinema works directly in the construction of the spectator's imagination. In this way an exploratory study was developed with the objective of analyzing how the imaginary created by fans of characters, through the cinema and your relations with the place where the story of this character is inserted, can serve as an induction tool of choice destination. The characters used for the research have been drawn from the movie stories that have gathered most fans in recent years, the Harry Potter Saga, Twilight Saga, Captain America and Spider-Man. Documentary and bibliographical research was used to collect ideas from the selected authors who discuss the topics covered, then online questionnaires were applied to groups of fans of the social network Facebook to evaluate their view on the destinies of their characters and with the assessment of the theoretical basis revealed that the relationship that is developed by the fans with the characters directly impacts the view that the public has of the destination, serving as a tourist inductor to be used. In this way a thematic route was created to be offered to the studied publicpt_BR
dc.format.extent77 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleImagem e ação : a relação de imaginário, cinema e fãs na indução de escolha de destino turísticopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples