Produtos para agregar valor à qualidade da experiência turística no Jardim Botânico de Curitiba, PR
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Fernandes, Carlos Eduardo Nievola, 1990-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Esta Monografia foi realizada dentro da disciplina de Projeto De Planejamento e Gestão em Turismo II do Curso de Turismo da UFPR. O objetivo deste estudo foi formatar produtos para agregar valor à qualidade da experiência turística no Jardim Botânico de Curitiba, PR. A justificativa deste estudo se dá pela importância do objeto de estudo para o turismo na cidade de Curitiba, sendo o atrativo turístico mais visitado da cidade. Ainda, ressalta-se a relevância de criar produtos inovadores e direcionados para cada perfil distinto de turistas, visto que isto tende a melhorar a qualidade da experiência turística e, consequentemente, a satisfação dos turistas. Este trabalho procurou aliar algumas metodologias e conceitos do marketing para se chegar aos objetivos pretendidos. Para isso, utilizou-se uma nova metodologia de trabalho, apoiada nas ferramentas de design thinking, que se configura na criação de personas para atingir os subsídios necessários à criação de produtos. Também se utilizou dos conceitos da economia da experiência que entendem que os consumidores possuem diferenças e que seu lado emocional deve ser levado em conta para criar produtos que contenham mais qualidade na sua experiência. Ainda, foram trazidos conceitos de parques urbanos e sua inserção na cidade de Curitiba, depois foi construído o embasamento teórico da qualidade em serviços, assim como suas particularidades para atrativos turísticos. Utilizando desses conceitos, foram então propostos quatro produtos para o Jardim Botânico, cada um deles representando um perfil específico.
Collections
- Turismo [236]