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dc.contributor.advisorTsunoda, Denise Fukumi, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.creatorMuller, Claudia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-24T19:12:54Z
dc.date.available2024-06-24T19:12:54Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62193
dc.descriptionOrientador: Denise Fukumi Tsunodapt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho aborda aspectos da Linguística Textual a partir dos referenciais dialógicos e interacionistas da linguagem, apoiados em Bakhtin e em outros linguistas contemporâneos como Austin, Peirce e Halliday, bem como numa concepção construtivista, sociointeracionista e libertaria da educação, inspirada em Vygotsky e Paulo Freire. Estas teorias permitem conceber e concretizar a noção de interação e contextualização, em diferentes níveis intra e extratextos. O trabalho destaca o desafio das Escolas de Governo como formadoras e impulsoras do desenvolvimento integral dos servidores públicos, que tem como função, dentre outras, desenvolver a competência linguística textual dos servidores, transformando-os em leitores críticos e criativos. Nesse sentido, propõe trabalhar o texto numa concepção integradora, construcionista e crítica, compondo a leitura com outros textos (intertextualidade), comparando com os seus próprios textos e seus referenciais (conhecimento de mundo). Também busca observar as diferenças de tratamento do assunto nos textos (intencionalidade) e compreender as raízes dessas diferenças, repensar com espírito crítico e criatividade, reelaborar os conceitos e ter uma nova percepção de mundo (leitura crítica), e trabalhar certas propriedades dos textos, de maneira a perceber como suas partes se amarram (coesão), como suas ideias se articulam (coerência) e de que modo se dá a sua sequência (progressão). Desta forma, os leitores serão capazes de fazer referências e ver implicações, julgar validade, qualidade, eficiência ou adequação dos textos, de forma que melhores padrões de pensamento e de atividades serão adquiridos. O presente trabalho mostra as possibilidades de desenvolver a competência linguística textual por meio de estratégias eficazes de leitura, num processo de atribuição de sentidos aos textos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCompetencia de desempenho (Linguistica) - Servidores públicospt_BR
dc.titleProposta de estudo para desenvolver a competencia linguistica textual dos servidores publicos : um desafio para as escolas de governopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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