Cidadania em rede : uma proposta para a escola publica: ensino fundamental sob a otica de direitos
Resumo
Resumo: No presente estudo, foi proposta uma alternativa de intervenção no Ensino Básico/Fundamental do Estado do Paraná, via Cidadania em Rede, considerando a possibilidade de uma ação colaborativa, através da inserção via transversalidade. Na pesquisa de campo, mostra-se um quadro da situação das escolas na periferia de Curitiba e Região Metropolitana, onde a população carente e a grande clientela atendida. A pesquisa bibliográfica, buscou informações nas bibliotecas Pública e da UFPR, com a consulta de jornais, revistas e livros. Na Internet, utilizando somente sites confiáveis, foi encontrada a maior gama de informações para o estudo. Na pesquisa de campo, em três escolas da periferia, num universo de 3800 alunos, 371 foram pesquisados, enriquecendo o estudo com dados e informações atuais. Cidadania em Rede, foi mostrado e demonstrado sob vários aspectos, como uma intervenção saudável no sistema educacional paranaense, propondo uma escola mais cidadã e articulada com a realidade dos alunos, através do ensino da ética, cidadania e direitos humanos na sala de aula, buscando revitalizar o sistema educacional vigente.