Proposta de um modelo de orçamento como controle de gestão em shopping center : um estudo de caso
Resumo
Resumo: Este trabalho analisa a elaboração do orçamento operacional do empreendedor em quatro empresas de Shopping Centers na região de Curitiba, associadas a Associação Brasileira de Shopping Centers - ABRASCE. O objetivo desta pesquisa e avaliar a efetividade do orçamento operacional como ferramenta de controle de gestão propondo um modelo de
orçamento anual para as empresas do ramo de shopping centers, considerando as estratégias destas organizações e as variáveis envolvidas no processo orçamentário. O estudo apresenta a revisão de literatura dos principais itens que compõem a gestão orçamentaria, utilizando os conceitos e características de shopping centers, do planejamento, do orçamento operacional, do controle e acompanhamento orçamentário. Ressaltam-se os componentes da metodologia de pesquisa utilizada para obtenção dos dados através da aplicação de um questionário a seis empresas de shopping centers e um estudo de caso na empresa Village Shopping Center, todas situadas na região de Curitiba. O estudo conclui através da analise dos dados coletados que todas as empresas pesquisadas utilizam esta ferramenta nas suas atividades operacionais e quando utilizado isoladamente não contribui nem atende aos requisites de um instrumento de controle de gestão sendo necessária a utilização de outras ferramentas como o planejamento, acompanhamento e controle orçamentário. O orçamento operacional, deveria ser adotado por todas as empresas de shopping centers, auxiliando as mesmas na tomada de decisões e no controle de gestão das suas atividades operacionais.
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- Controladoria [514]