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    O perfil do trabalhador e sua inserção no mercado de trabalho : estudo de caso da Agencia do Trabalhador de Curitiba

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    JAQUELINE BORGES MONTEIRO.pdf (1.714Mb)
    Data
    2006
    Autor
    Monteiro, Jaqueline Borges
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente estudo demonstrou que as empresas que ofertam vagas junto a Agência do Trabalhador de Curitiba, exigem qualificação e experiência profissional; a maioria dessas vagas acaba não sendo preenchidas, apesar do grande número de inscritos, porém, muitos sequer preenchem os requisitos básicos. A Secretaria do Trabalho como intermediadora, encaminha esses candidatos para cursos profissionalizantes, onde são treinados por profissionais técnicos pós-graduados possibilitando uma nova oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho. Para realizar a pesquisa, levantou-se literatura relativa ao tema, tendo-se revelado de considerável valia os diversos estudos elaborados por autores que tem se debruçado a respeito das transformações correntes no mundo do trabalho. A pesquisa buscou também captar efeitos e consequência do desemprego para a vida das pessoas. Diante desse estudo, percebeu-se que o perfil do trabalhador encontra-se muito deficitário, que as transformações no mundo do trabalho tendem a excluir os trabalhadores menos ou não qualificados, o que e leva a concluir de que a formação profissional desempenha papel primordial nas ações de combate ao desemprego e deve estar voltada para setores com maior potencial de geração de trabalho e renda, além de atender a população mais vulnerável, como os que buscam a inserção no mercado de trabalho pela primeira vez, ou os que buscam a reinserção, por terem sido dele excluídos, em função da dificuldade de adaptação as novas exigências, ou ainda, os que abdicaram do mercado formal pela impossibilidade de qualificação não enquadrando-se no perfil exigido pela evolução no mercado de trabalho.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/61864
    Collections
    • Desenvolvimento econômico [80]

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