A relevância do planejamento empresarial no sucesso nos negócios
Resumo
Resumo: Diante de um mercado em constante inovação, exige-se cada vez mais dos empresários, perfil empreendedor. Tanto em nível de planejamento como no operacional fazem-se necessárias tomadas de decisão sucessivas, a partir da identificação de situações futuras que se pretende atingir, do desenvolvimento de alternativas e seleção de um ou mais cursos de ação que conduzam aos resultados esperados. A contabilidade é um instrumento gerencial fundamental para qualquer administrador dentro do atual contexto econômico. A apuração e controle dos custos, assim como os registros analíticos auxiliares são fontes de informações cada vez mais importantes dentro de um processo racional de tomada de decisão. Quanto mais informação esta a nosso dispor, maiores as chances de reduzirmos a incerteza na tomada de decisão. O objetivo geral deste estudo compreende revelar a importância do planejamento nas ações de controle e gestão empresarial, permitindo uma visão prospectiva do ambiente pelo qual esta inserido. Num plano mais restrito, destacam-se os seguintes objetivos específicos: - revisar bases bibliográficas sobre planejamento estratégico, tático, operacional e financeiro; - definir o papel de cada área contábil envolvida no processo de planejamento; - destacar a importância do sistema de informação contábil nas ações de planejamento. A pesquisa e classificada quanto aos meios como bibliográfica e quanto aos fins e tratada como explicativa. Quanto a abordagem do problema, a pesquisa e caracterizada como qualitativa. A maioria das diretrizes estratégicas representa atualmente uma significativa mudança de enfoque no âmbito negocial e uma grande mudança na cabeça de todas as pessoas da organização. Para transformar as diretrizes estratégicas em resultados operacionais, concluiu-se: 1. Todas as pessoas de influência direta ou indireta nos resultados estejam comprometidas e acreditem na exequibilidade da estratégia; 2. Identificar e redesenhar os processos-chave para o sucesso da estratégia; 3. Ajustar a forma de trabalho das pessoas e também novas exigências requeridas pelos processos; 4. Alterar o sistema de avaliação e recompensa das pessoas para suportar este desafio. Um esforço para tornar realidade uma estratégia passa, necessariamente, pela definição do plano de ação a ser executado.
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