• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31075010001P2 Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31075010001P2 Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Função quadrática : lançamento oblíquo de projéteis

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCELO GORGES.pdf (3.595Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Gorges, Marcelo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa tem por finalidade o desenvolvimento de atividades relacionadas à função quadrática com estudantes da primeira série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora Medianeira, incluindo o planejamento, a construção de protótipos lançadores de projéteis, assim como a análise do projétil lançado, a determinação de seu alcance, o traçado da função da trajetória do projétil, a análise da altura máxima atingida por ele e sua velocidade inicial. A atividade tem como foco as disciplinas de Matemática e Física, desenvolvendo aspectos referentes aos conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo com o uso da modelagem matemática, o que possibilita a interdisciplinaridade, o trabalho em grupo, a troca de posição entre professores e estudantes, permitindo que os estudantes atuem de forma autônoma a partir de ações que envolvem o trabalhar em grupo, a organização, a pesquisa, o planejamento e a decisão para solucionar questões tanto práticas como teóricas.
     
    Abstract: This research intends to develop activities involving the quadratic function with firstgrade high school students at the Nossa Senhora Medianeira School, including the construction of prototype projectile launchers, analysis of the launched projectile, its ranging, trajectory function, maximum height and initial velocity. The activity focuses on mathematics and physics, approaching the subjects of quadratic function and ballistics by usage of mathematical modelling, allowing interdisciplinarity, group work and teacher-student role changes. This allows the students to work autonomously based on group efforts, their organization, research, planning and decision-making to solve both practical and theoretical questions.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/61201
    Collections
    • Dissertações [54]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV