Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUrban, Ana Claudia, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Luana Zucoloto Mattos, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T12:59:55Z
dc.date.available2019-09-12T12:59:55Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60733
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia Urbanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 10/12/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.176-180pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar o relacionamento das/dos estudantes com as fontes históricas, na tentativa de perceber se a tomam como verdade reproduzindo seu conteúdo, se as questionam, se as contextualizam e quais tipologias se destacam em suas escolhas. Partiu-se da seguinte questão: como o pensamento histórico de estudantes são mobilizados a partir do contato com as fontes históricas em sala de aula e de que maneira seu uso contribui para a aprendizagem histórica? A metodologia envolvida na pesquisa empírica incluiu a utilização de dois instrumentos de investigação. O primeiro, chamado de estudo exploratório, visou investigar os conhecimentos tácitos de um determinado grupo estudantil a respeito do uso de fontes. O segundo partiu dos resultados do estudo exploratório, quantificados e analisados, para investigar a mobilização do pensamento histórico de estudantes em contato com fontes históricas. Participaram da pesquisa 103 estudantes que cursavam, entre os anos de 2017 e 2018, o sexto ano do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas da rede estadual do Paraná. Tomou-se como referencial teórico a autoria ligada ao campo da Educação Histórica - como Isabel Barca, Rosalyn Ashby e Peter Lee-, autores do campo da Didática da História - como Jörn Rüsen -, assim como autores relacionados à filosofia, teoria e metodologia da História - como Jaques Le Goff, Walter Benjamim e Carlo Ginzburg, entre outros. Os resultados indicam que as/os estudantes mantêm um relacionamento efetivo e ativo com as fontes históricas quando solicitados e reconhecem e utilizarem diversos tipos de fontes como vestígios do passado. Observou-se também a partir delas as/os estudantes constroem questões problematizadoras e elaboram hipóteses. Porém, também pode-se destacar entre os resultados a variação existente nesse relacionamento que ora trata a fonte como informação objetiva e ora a percebe como algo a ser desvelado. Palavras-chaves: Ensino de História; Educação Histórica; Aprendizagem Histórica; Cognição histórica situada; Cotidiano escolar e saberes históricos; Fonte Histórica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to investigate the relationship of the students with the historical sources, in the attempt of realizing if they take them like truth reproducing his content, if they question them, if they contextualize them and which types stand out in his choices. It started from the next question: how the historical thought of the student groups are mobilized from the contact with the historical sources in classroom and in way his use contributes to the historical knowledge. There was taken like theoretical referential system the authorship connected with the field of the Historical Education - like Isabel Barca, Rosalyn Ashby and Peter Lee -, authors of the field of the Didactics of History - like Jörn Rüsen -, as well as authors related to the philosophy, theory and methodology of History - like Jaques Le Goff, Walter Benjamim and Carlo Ginzburg, among others. The methodology wrapped in the empirical research included the use of two instruments of investigation. The first one, called an exploratory study, aimed to investigate the tacit knowledges of the student group regarding the sources. The second was based on the results of the exploratory study, quantified and analyzed, to investigate the mobilization of the student historical thinking in contact with the historical sources. There were investigated students of two public schools of the state network of the Paraná. The results indicate that the students maintain an effective and active relationship that recognizes several types of sources as vestiges of the past. From them the student groups build viable problems, as well as they prepare relevant hypotheses. However, it is also possible to detach between the results the variation in this relationship that now the source as objective information and now perceives it as something to be unveiled. Words-keys: History teaching; Historical learning; School daily and historical knowledge; Historical education; Historical source.pt_BR
dc.format.extent188 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistoria - Fontespt_BR
dc.titleA Relação de estudantes do ensino fundamental II com as fontes históricas na produção do conhecimento históricopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples