Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTrentin, Fabrícia, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherPortz, Leandro, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2021-03-12T18:22:17Z
dc.date.available2021-03-12T18:22:17Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60708
dc.descriptionOrientador : Leandro Portzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A aquariologia está relacionada ao estudo da biologia aquática dentro de um aquário, sendo definida como a interação entre os organismos (plantas e animais) com a água. Para muitos o aquário é somente um hobby, mas também pode ser usado como uma ferramenta didática em sala de aula, se tornando um bom auxilio para estudar a vida animal observando assim a adaptação dos seres vivos a água, o crescimento e as mudanças que ocorrem durante esses processos, sejam de plantas ou animais. Quando introduzidos em sala de aula o aquário proporciona maior interesse do aluno pelo conhecimento diferenciado acarretando na melhora do déficit de atenção, do silêncio, respeito, participação e formação do senso de opinião. Através disso o objetivo deste trabalho foi verificar se o aquário em sala de aula será uma ferramenta útil para melhorar o aprendizado escolar. foram trabalhadas sete escolas diferentes onde o aquário foi implantado em sala de aula juntamente com o auxílio das crianças, as mesmas eram responsáveis por alimentar os peixes, observar a temperatura e desligar e ligar a luz do aquário. Eram feitas palestras quinzenais abordando os seguintes conteúdos: ciclo da água, fotossíntese, poluição, anatomia dos peixes ósseos, cadeia alimentar, reprodução e extinção de espécies aquáticas, onde eram levados vídeos educativos, atividades lúdicas e teatro para melhor fixação do conteúdo. Através de um questionário qualitativo aplicado aos docentes de cada escola foi observado resultados positivos em respostas as questões que foram elaboradas para representar o avanço e resultado obtido pelo uso do aquário como ferramenta de ensino. Podendo ser notado o aperfeiçoamento e a melhora do projeto com as respostas obtidas ao longo das escolas trabalhadas. A partir da avaliação das professoras das escolas, concluímos que o aquário aumentou o comportamento, a responsabilidade com o ecossistema e a diminuição do déficit de atenção e da hiperatividade.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleAquariologia como ferramenta de ensino em ciências em escolas dos municípios do oeste do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples