• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aquariologia como ferramenta de ensino em ciências em escolas dos municípios do oeste do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC fabricia finalll.pdf (580.8Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Trentin, Fabrícia, 1994-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A aquariologia está relacionada ao estudo da biologia aquática dentro de um aquário, sendo definida como a interação entre os organismos (plantas e animais) com a água. Para muitos o aquário é somente um hobby, mas também pode ser usado como uma ferramenta didática em sala de aula, se tornando um bom auxilio para estudar a vida animal observando assim a adaptação dos seres vivos a água, o crescimento e as mudanças que ocorrem durante esses processos, sejam de plantas ou animais. Quando introduzidos em sala de aula o aquário proporciona maior interesse do aluno pelo conhecimento diferenciado acarretando na melhora do déficit de atenção, do silêncio, respeito, participação e formação do senso de opinião. Através disso o objetivo deste trabalho foi verificar se o aquário em sala de aula será uma ferramenta útil para melhorar o aprendizado escolar. foram trabalhadas sete escolas diferentes onde o aquário foi implantado em sala de aula juntamente com o auxílio das crianças, as mesmas eram responsáveis por alimentar os peixes, observar a temperatura e desligar e ligar a luz do aquário. Eram feitas palestras quinzenais abordando os seguintes conteúdos: ciclo da água, fotossíntese, poluição, anatomia dos peixes ósseos, cadeia alimentar, reprodução e extinção de espécies aquáticas, onde eram levados vídeos educativos, atividades lúdicas e teatro para melhor fixação do conteúdo. Através de um questionário qualitativo aplicado aos docentes de cada escola foi observado resultados positivos em respostas as questões que foram elaboradas para representar o avanço e resultado obtido pelo uso do aquário como ferramenta de ensino. Podendo ser notado o aperfeiçoamento e a melhora do projeto com as respostas obtidas ao longo das escolas trabalhadas. A partir da avaliação das professoras das escolas, concluímos que o aquário aumentou o comportamento, a responsabilidade com o ecossistema e a diminuição do déficit de atenção e da hiperatividade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60708
    Collections
    • Bacharelado [58]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV