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    Análise do processo de ajuste de matrículas do curso de engenharia civil do Setor de Tecnologia da UFPR no período de 2017 e 2018

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    R - E - MARY ELISA GUERRA PADILHA.pdf (36.63Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Padilha, Mary Elisa Guerra
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho surgiu da necessidade da Coordenação do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia da UFPR em reduzir o número de solicitações de ajuste de matrículas no início de cada período letivo. No Ciclo da Gestão Pública o processam ento dos ajustes de matrículas esta inserido no Ciclo de Gestão das Ações Organizacionais. A matrícula é o vínculo institucional do aluno com a Universidade. Na gestão deste processo foi utilizado o método de observação, análise quantitativa e elaboração de gráficos de Pareto. Na realização da análise quantitativa foram tabuladas as solicitações de ajustes de matrículas dos alunos, por disciplinas, no primeiro e segundo semestre de 2017, no primeiro e segundo sem estre de 2018 e somente a quantidade de solicitações recebidas no primeiro semestre de 2019. Concluída a tabulação das Fichas de Ajuste de Matriculas foram identificadas as disciplinas com maior procura pelos alunos do curso. No primeiro semestre de 2019, foram realizadas algumas alterações no Sistema do Portal do Aluno e substituindo Fichas de Ajuste de Matriculas Manuais por Fichas de Ajuste de Matriculas Eletrônicas foi possível reduzir a quantidade de solicitações de Fichas de Ajuste de Matrículas recebidas em 39,67% em relação ao primeiro semestre de 2018. Para a m anutenção e melhoria contínua do processo foi sugerida a implantação de indicador de controle: ajustes realizados no período.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60556
    Collections
    • Gestão de organizações públicas [117]

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