Melhoria de processos no serviço público : aperfeiçoamento do processo de manutenção predial pública para a gerência de manutenção predial, da Prefeitura Municipal de Pinhais.
Resumo
Resumo : A melhoria contínua, bem como a identificação de novos métodos mais eficientes, eficazes, efetivos e econômicos de execução de processos, já é uma realidade em diversas instituições privadas no Brasil. Com isto, as organizações públicas tem se utilizado de inúmeras dessas técnicas para aperfeiçoar os serviços prestados à população. Não diferente está o posicionamento da Prefeitura Municipal de Pinhais, que está em busca da implantação da gestão da qualidade por meio das Normas estabelecidas pela ISO 18091:2014. Deste modo, este projeto constitui uma avaliação específica da situação atual do processo de manutenção predial pública, da gerência de manutenção predial da Prefeitura Municipal de Pinhais, bem como a apresentação de propostas de melhorias à estes procedimentos. Para o desenvolvimento deste trabalho foram necessárias coletas de informações de referenciais teóricos relacionados ao gerenciamento de processos de negócios, sistema de gestão da qualidade, análise das Normas ABNT NBR ISO 9001:15 e 18091:2014, além de um estudo das organizações públicas do executivo federal e municipal. Os resultados apresentam a necessidade de mudança com um novo padrão de gerenciamento do processo. Assim, percebe-se que o atual e manual modelo empregado, não trás toda a bagagem indispensável para adequação da gestão da qualidade pretendido pela Prefeitura. Apresenta-se a proposta de implantação da automação deste processo, buscando o ganho almejado pela instituição.