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dc.contributor.advisorScarpin, Cassius Tadeu, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorDvojatzki, Cleiton Ferreira, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T17:32:02Z
dc.date.available2021-10-20T17:32:02Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60464
dc.descriptionOrientador : Cassius Tadeu Scarpinpt_BR
dc.descriptionProjeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho refere-se à verificação da rotina administrativa das secretarias escolares do município de Rio Negro - PR. Busca-se identificar os processos que apresentem algum tipo de dificuldade em sua execução, seja por parte do secretário escolar e/ou de novos servidores. Parte-se da premissa que a secretaria escolar tem uma rotina pré-estabelecida com um rol de atividades fixas e que necessitam de certa capacidade técnica para serem executadas. Utilizou-se uma pesquisa descritiva sob a natureza aplicada com uma abordagem quantitativa. Para evidenciar o tipo de departamentalização necessária para descrever as rotinas administrativas das secretarias escolares, foram mapeados os processos, identificando através dos conceitos apresentados pela literatura de Comportamento Organizacional e Gestão Operacional. Constatou-se a necessidade de utilizar a departamentalização por processos para esse estudo. Foi realizada uma pesquisa, por meio de um questionário. Foram consultados vinte e quatro servidores entre secretários escolares e servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro - PR para verificar a existência ou não de rotinas administrativas que tragam dificuldades de execução. As análises indicam uma carência de padronização de determinadas atividades bem como a ausência de Procedimentos Operacionais Padrões (POP), gerando a falta de detalhamento do passo a passo de como serem executados. Utilizou-se a técnica 5W2H no Plano de Ação com o intuito de identificar os gargalos e possibilitar as correções nos processos e aumento da clareza e eficiência dos mesmos.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFluxogramaspt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de fluxogramas em processos específicos para rotinas de secretarias escolarespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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