dc.contributor.advisor | Scarpin, Cassius Tadeu, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.creator | Dvojatzki, Cleiton Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-31T13:16:35Z | |
dc.date.available | 2024-12-31T13:16:35Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60464 | |
dc.description | Orientador : Cassius Tadeu Scarpin | pt_BR |
dc.description | Projeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho refere-se à verificação da rotina administrativa das secretarias escolares do município de Rio Negro - PR. Busca-se identificar os processos que apresentem algum tipo de dificuldade em sua execução, seja por parte do secretário escolar e/ou de novos servidores. Parte-se da premissa que a secretaria escolar tem uma rotina pré-estabelecida com um rol de atividades fixas e que necessitam de certa capacidade técnica para serem executadas. Utilizou-se uma pesquisa descritiva sob a natureza aplicada com uma abordagem quantitativa. Para evidenciar o tipo de departamentalização necessária para descrever as rotinas administrativas das secretarias escolares, foram mapeados os processos, identificando através dos conceitos apresentados pela literatura de Comportamento Organizacional e Gestão Operacional. Constatou-se a necessidade de utilizar a departamentalização por processos para esse estudo. Foi realizada uma pesquisa, por meio de um questionário. Foram consultados vinte e quatro servidores entre secretários escolares e servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro - PR para verificar a existência ou não de rotinas administrativas que tragam dificuldades de execução. As análises indicam uma carência de padronização de determinadas atividades bem como a ausência de Procedimentos Operacionais Padrões (POP), gerando a falta de detalhamento do passo a passo de como serem executados. Utilizou-se a técnica 5W2H no Plano de Ação com o intuito de identificar os gargalos e possibilitar as correções nos processos e aumento da clareza e eficiência dos mesmos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Fluxogramas | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de fluxogramas em processos específicos para rotinas de secretarias escolares | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |