A qualidade dos atendimentos nos serviços de saúde, uma pesquisa sob a ótica dos pacientes lapianos
Resumo
Resumo : Este estudo buscou analisar a qualidade dos serviços prestados pela Unidade de Pronto Atendimento - UPA e o Posto de Saúde Dr. Eugênio Alves Guimarães ambas as entidades públicas da Cidade de Lapa no Estado do Paraná, pela visão dos usuários desses serviços, com o intuito de identificar algum processo comum dessas instituições que fosse possível elaborar uma proposta de melhoria para esse fluxo. Assim, para o desenvolvimento de trabalho foram levantados alguns conceitos sobre saúde pública, serviços de saúde e qualidade, através de pesquisa bibliográfica e documental, visando oferecer um embasamento para discorrer sobre esse tema. Já em relação a procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa exploratória, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa juntos aos demandantes desses serviços através de um questionário estruturado. Nesse sentido um dos processos a ser melhorado apontando pelos usuários foi o agendamento de exames, chegando assim a elaboração de uma proposta de melhoria, com o objetivo de trazer maior agilidade, rastreabilidade e acima de tudo melhorar a qualidade dos serviços prestados por essas instituições, possibilitando um atendimento eficaz aos usuários buscando elevar os níveis de saúde.