Modelo para prestação de serviços de gestão compartilhada de compras no mercado nacional
Resumo
Resumo: O foco desta monografia é oferecer através de uma visão estratégica um modelo de gestão para o departamento de Compras da empresa conceito GC2, organizada como Centro de Serviço Compartilhado (CSC) para o Grupo Carvajal do Brasil afim de estruturá-la e fortalecer seus processos para atendimento não somente das empresas do grupo, mas também para atuação livre no mercado nacional. Será abordado neste trabalho o conceito de serviços compartilhados, que significa a centralização em uma organização prestadora de serviço as atividades de suporte, onde se levando em consideração o foco do negócio, não agregam valor ao produto, mas são necessárias para a existência da empresa. Com isso busca obter uma redução de custos através de ganho . em escala, maior capacidade competitiva e excelência nas atividades de suporte e ainda libera o "Negócio" a dedicar-se inteiramente ao seu "Core Business'. Através de uma avaliação da estrutura atual do departamento de Compras do GC2, suas debilidades e fortalezas quanto aos processos, infraestrutura, capacitação técnica dos compradores, sistema de avaliação de fomecedores e acordo de nível de serviço, e com base na visão da empresa serão sugeridas as melhorias e os passos necessários para a implementação com o objetivo de tornar o departamento de Compras apto a disputar o competitivo e crescente mercado de serviços compartilhados