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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Luiz Morais dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.creatorKnoepke, Viviane Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T14:44:25Z
dc.date.available2024-12-17T14:44:25Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60186
dc.descriptionOrientador : Rodrigo Luiz Morais da Silvapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O projeto de intervenção ao qual se apresenta teve como objetivo propor melhorias para o funcionamento das redes de cooperação na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa-PR. Dessa análise é possível identificar as relações entre redes de cooperação e o CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), ao qual presta serviços para crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem e matriculados na rede municipal de ensino de Ponta Grossa. A justificativa do projeto descrito tem como ponto fundamental a relação das PPPs (Parcerias Público-Privada) e o setor CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) pertencente SME/PG (Secretaria Municipal de Educação do Município de Ponta Grossa). O educacional especializado (AEE) é considerado atendimento um serviço fundamental para a efetivação dos resultados positivos relacionados as políticas de inclusão de crianças com necessidades especificas. A partir do objetivo geral supracitado, os seguintes objetivos específicos foram delineados: a) Investigar quais são os indivíduos (atores) que fazem parte desta instituição; b) Diagnosticar como ocorrem redes de cooperação com outras instituições e em que colaboram para a construção deste trabalho (atendimento especializado); c)Identificar qual o perfil das instituições que atuam como redes de cooperação; d)Apontar as dificuldades encontradas nas redes de cooperação; e) Realizar propostas através dos estudos finalizados de sugestão de superação dos obstáculos. Para o diagnóstico da situação problema, os dados coletados foi utilizado a observação, entrevista e análise de documentos. Plano de implantação defende a criação de estratégias que possibilitam uma comunicação efetiva entre universidades e escolas. Elaborar um plano de implantação, preparando o campo para que estas parcerias sejam concretizadas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSistemas de escolas municipaispt_BR
dc.titleA atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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