dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Luiz Morais da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | pt_BR |
dc.creator | Knoepke, Viviane Aparecida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T14:44:25Z | |
dc.date.available | 2024-12-17T14:44:25Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60186 | |
dc.description | Orientador : Rodrigo Luiz Morais da Silva | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O projeto de intervenção ao qual se apresenta teve como objetivo propor melhorias para o funcionamento das redes de cooperação na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa-PR. Dessa análise é possível identificar as relações entre redes de cooperação e o CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), ao qual presta serviços para crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem e matriculados na rede municipal de ensino de Ponta Grossa. A justificativa do projeto descrito tem como ponto fundamental a relação das PPPs (Parcerias Público-Privada) e o setor CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) pertencente SME/PG (Secretaria Municipal de Educação do Município de Ponta Grossa). O educacional especializado (AEE) é considerado atendimento um serviço fundamental para a efetivação dos resultados positivos relacionados as políticas de inclusão de crianças com necessidades especificas. A partir do objetivo geral supracitado, os seguintes objetivos específicos foram delineados: a) Investigar quais são os indivíduos (atores) que fazem parte desta instituição; b) Diagnosticar como ocorrem redes de cooperação com outras instituições e em que colaboram para a construção deste trabalho (atendimento especializado); c)Identificar qual o perfil das instituições que atuam como redes de cooperação; d)Apontar as dificuldades encontradas nas redes de cooperação; e) Realizar propostas através dos estudos finalizados de sugestão de superação dos obstáculos. Para o diagnóstico da situação problema, os dados coletados foi utilizado a observação, entrevista e análise de documentos. Plano de implantação defende a criação de estratégias que possibilitam uma comunicação efetiva entre universidades e escolas. Elaborar um plano de implantação, preparando o campo para que estas parcerias sejam concretizadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de escolas municipais | pt_BR |
dc.title | A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |