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dc.contributor.advisorFrighetto, Renan, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorRueda, Érica Patrícia, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T17:33:41Z
dc.date.available2019-09-06T17:33:41Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60109
dc.descriptionOrientador : Professor Dr. Renan Frighettopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Históriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O período que vai de meados do século II a meados do século III, abarca grande instabilidade política, que é evidenciada na dificuldade dos imperadores de se manterem no poder, como também de estabelecerem um mecanismo de sucessão para os futuros imperadores. Há uma supremacia no elemento militar na disputa de poder, ficando o senado em posição desfavorável. Neste período a religião cristã expande-se por todo o império, principalmente no século III. As igrejas da Ásia Menor, do Oriente, de Roma se solidarizam, numa ortodoxia comum que é reconhecida por todas como formada de preceitos corretos ao cristianismo. Em seu entorno surgem as heterodoxias, heresias. Os cristãos intelectuais se esforçam para dar ao cristianismo uma apresentação com um pano de fundo filosófico. A filosofia helenística que mais influenciou os cristãos foi a platônica. Procuram debater com polemistas pagãos na tentativa de ganharem respeitabilidade perante aos aristocratas romanos. O cristão Orígenes é um apologista que procura realizar um profundo diálogo com a filosofia pagã de seu tempo. A cristandade sofre perseguição neste época por se recusar a prestar culto ao imperador, por considerar idólatra. É neste contexto que Orígenes se mostrará favorável ao Império, afirmando que existem duas espécies de cidades ou pátrias, uma de Deus e outra terrena. A de Deus é superior a terrena, mas ambas caminham juntas. Palavras chaves: Cristianismo, filosofia helenística e conciliação ao Impériopt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrigenes, 185?-254?pt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectHelenismopt_BR
dc.subjectImperialismopt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.titleConciliação entre poder imperial e cristianismo no Contra Celso de Orígenes, por volta de 250 d.C.pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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