Mostrar registro simples

dc.contributor.authorStadler, Naiara Batista Krachenski, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherKaminski, Rosane, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T17:44:12Z
dc.date.available2019-09-06T17:44:12Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60092
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Rosane Kaminskipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Históriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A partir de uma bibliografia sobre a modernização do Brasil e de Curitiba na época da Primeira República e também sobre a utilização das fontes visuais no trabalho historiográfico, desenvolve-se, nesta pesquisa, um estudo acerca das propagandas e das charges de automóveis publicadas na revista curitibana A Bomba, de 1913. Na publicidade, o automóvel é apresentado como um dos novos objetos da "modernidade" almejada à época, bem como signo de status social. Tais anúncios são confrontados às representações do automóvel em charges publicadas na mesma revista, considerando as opiniões críticas dos caricaturistas sobre a presença crescente desses novos artefatos que circulavam na cidade. A partir desse exercício de análise de fontes visuais é possível observar a presença de diferentes pontos de vista acerca da presença cada vez maior do automóvel na cidade de Curitiba. O confronto dos anúncios com as charges permite perceber que, apesar do ímpeto de modernização nas cidades brasileiras, o cotidiano das pessoas com os novos objetos da modernidade nem sempre correspondia à forma maravilhosa como queria a propaganda da época. Palavras-Chave: Publicidade; Charges; Modernidade.pt_BR
dc.format.extent55 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectCaricaturas e desenhos humoristicospt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectVida urbanapt_BR
dc.subjectBrasil - Historia - Republica Velha, 1889-1930pt_BR
dc.titleDesastroso ou milagroso? O automóvel na cena urbana de Curitiba a partir da publicidade e das charges de A Bomba (1913)pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples