A construção de identidades culturais da juventude católica no Brasil sob a perspectiva da RCC (1980-2011)
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Data
2012Autor
Schiffl, Camila Cristina Gazzola, 1990-
Metadata
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Resumo : Este trabalho tem como objetivo discutir os processos da formação de uma maneira de "ser jovem" - ou de uma "identidade cultural jovem" - proposta pela religião católica (mais amplamente) e pela Renovação Carismática Católica (no Brasil), e resignificada pelos próprios jovens adeptos do movimento carismático, ao longo das duas últimas décadas do século XX e da primeira década do século XXI. A documentação utilizada para dar corpo à discussão conta com discursos voltados ao nicho jovem datados de 1985 a 2010 dos dois últimos pontífices em atividade, com duas apostilas de formação da Renovação Carismática destinadas à juventude e um conjunto de entrevistas realizadas em 2011 com membros jovens do movimento carismático da cidade de Curitiba/PR. Ao longo de três capítulos, discute-se de que maneira a Igreja Católica idealiza o "jovem católico", que papéis atribui à juventude na busca por visibilidade do catolicismo no mundo atual, que estratégias a Renovação Carismática adota para atrair e manter a juventude em seus mecanismos de funcionamento e como estas idealizações e estratégias permeiam o sentimento de "ser jovem" na mentalidade dos participantes.
Palavras-chave: Identidade Cultural, Juventude, Renovação Carismática Católica