Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Alexsandro Eugenio, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorAbi, Alex Dal Gobbo, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T16:43:25Z
dc.date.available2019-05-31T16:43:25Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60057
dc.descriptionOrientador: Prof°. Dr°. Alexsandro Eugênio Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 22/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.79-89pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estado, Economia e Políticas Públicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objetivo central analisar quais ideias estiveram presentes nos momentos pré-decisórios de criação da Unila e que avançaram no debate do processo político de modo a resultar em sua implementação. Tomando o referencial teórico do Modelo do Equilíbrio Pontuado para analisar a formulação da política pública, verificou-se que uma estrutura constituída pelos principais agentes em cada subsistema, mobilizações de interesses e tomada de decisão formaram um conjunto relevante no processo decisório que permitiu a criação da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA. Uma imagem política sustentou o processo decisório, em que a Unila detem para si um empreendimento inovador nos campos educacionais e integracionistas. Utilizando análise de conteúdo como estratégia para desenvolver o problema da pesquisa, desenvolveu-se um banco de dados com as principais inferências no tocante à Unila como política pública. O resultado revelou as justificativas necessárias para a promoção e o modo de como se deu a concretização da política. Uma universidade até então restrita apenas no imaginário latino-americano e em reuniões do MERCOSUL, pode avançar no processo decisório e se tornar realidade no espaço regional da Tríplice Fronteira. A dissertação demonstrou que, por meio da dinâmica interativa dos subsistemas comprometidos na execução do processo e tendo na UNILA um empreendimento necessário e inovador no campo das políticas públicas, resultou por fim, de maneira positiva, na implementação da universidade. Palavras-chave: UNILA. Modelo do Equilíbrio Pontuado. Políticas Públicas. Universidade. América Latina.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main purpose of my dissertation is to analyze which ideas were present in the pre-decision moments of the creation of Unila, and that advanced in the political process debate during the University starts. Taking the theoretical framework of the Punctuated Equilibrium Model to analyze the formulation of the public policy, it was found that a structure constituted by the main agents in each subsystem, mobilizations of interests and decision making formed a relevant set in the decisionmaking process that allowed the creation of the Federal University of Latin American Integration - Unila. The political image that sustained the decision-making process is that Unila holds an innovative enterprise in the educational and integrationist fields. Using content analysis as a strategy to develop the research problem, a database was developed with the main inferences regarding Unila as a public policy. The result revealed the necessary justifications for the promotion and the way in which the policy was made. A university that has been restricted only in the Latin American imaginary and in MERCOSUR meetings, can advance in the decision-making process and become a reality in the regional space of the Triple Frontier. The dissertation demonstrated that the interactive dynamics of the subsystems committed to the execution of the process and the existence of Unila as a necessary and innovative enterprise in the field of public policies resulted, in a positive way, in the implementation of the university. Keywords: UNILA. Punctuated Equilibrium Model. Public Policy. University. Latin America.pt_BR
dc.format.extent119 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Integração Latino-Americanapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Politicas publicaspt_BR
dc.titleUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) : processos ideacionais de uma política públicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples