dc.contributor.author | Santos, Maria José dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Sarquis, Leila Maria Mansano, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Meier, Marineli Joaquim, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T18:10:00Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T18:10:00Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59614 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Dra. Leila Maria Mansano Sarquis | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Profª. Dra. Marineli Joaquim | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este Projeto de intervenção foi desenvolvido com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com o objetivo de inserir o lúdico e a convivência através de brincadeiras, danças e jogos recreativos dirigidos durante o recreio das crianças minimizando atitudes
agressivas e promovendo momentos de aprendizagem, interação e socialização utilizando os diferentes espaços escolares, principalmente a área externa. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de um projeto de intervenção a partir das preferências e possibilidades para o desenvolvimento de atividades lúdicas em período de recreio com alunos das turmas que frequentam o período integral, bem como professores, funcionários e equipe pedagógica e gestora com as necessidades percebidas e relatadas e contribuição de sugestões para melhor desenvolver um projeto de intervenção capaz de trazer o brincar e as brincadeiras bem como o resgate delas para o recreio escolar. Esse projeto teve também como objetivo envolver as crianças na organização dos jogos e brincadeiras assim como trazer a proposta de buscar parcerias envolvidas de voluntários da comunidade, possíveis acadêmicos dispostos promovendo momentos com atividades diferenciadas, danças, jogos, contação de histórias e angariar recursos e materiais para construção e pintura de jogos nos espaços do pátio e quadras e brinquedos para utilização nesses momentos. Este projeto proporcionou durante o seu desenvolvimento, estimulo e resgate através das brincadeiras e jogos orientados e atividades lúdicas durante o recreio, oferecendo e promovendo momentos prazerosos de
integração e sociabilidade, amenizando com isso a ociosidade, agitação e indisciplina das crianças sendo percebida em todo o espaço escolar bem como aprendizagem em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.title | Atividades lúdicas para um recreio dirigido : um projeto de intervenção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |