Atividades lúdicas para um recreio dirigido : um projeto de intervenção
Resumo
Resumo : Este Projeto de intervenção foi desenvolvido com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com o objetivo de inserir o lúdico e a convivência através de brincadeiras, danças e jogos recreativos dirigidos durante o recreio das crianças minimizando atitudes
agressivas e promovendo momentos de aprendizagem, interação e socialização utilizando os diferentes espaços escolares, principalmente a área externa. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de um projeto de intervenção a partir das preferências e possibilidades para o desenvolvimento de atividades lúdicas em período de recreio com alunos das turmas que frequentam o período integral, bem como professores, funcionários e equipe pedagógica e gestora com as necessidades percebidas e relatadas e contribuição de sugestões para melhor desenvolver um projeto de intervenção capaz de trazer o brincar e as brincadeiras bem como o resgate delas para o recreio escolar. Esse projeto teve também como objetivo envolver as crianças na organização dos jogos e brincadeiras assim como trazer a proposta de buscar parcerias envolvidas de voluntários da comunidade, possíveis acadêmicos dispostos promovendo momentos com atividades diferenciadas, danças, jogos, contação de histórias e angariar recursos e materiais para construção e pintura de jogos nos espaços do pátio e quadras e brinquedos para utilização nesses momentos. Este projeto proporcionou durante o seu desenvolvimento, estimulo e resgate através das brincadeiras e jogos orientados e atividades lúdicas durante o recreio, oferecendo e promovendo momentos prazerosos de
integração e sociabilidade, amenizando com isso a ociosidade, agitação e indisciplina das crianças sendo percebida em todo o espaço escolar bem como aprendizagem em sala de aula.