dc.contributor.author | Yamamoto, Ana Cristina | pt_BR |
dc.contributor.other | Pontes, Letícia, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T14:52:29Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T14:52:29Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59607 | |
dc.description | Orientadora : Prof. Dra. Letícia Pontes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho foi conduzido no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos- CIC com o objetivo de habilitar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à interpretação das informações contidas em rótulos de alimentos. Para isto aplicou-se um questionário prévio com a finalidade de avaliar o interesse dos educandos na leitura dos rótulos e sua capacidade de interpretação dos mesmos. Posteriormente, realizou-se um trabalho prático acompanhado de aula expositiva e debate para gerar conhecimento sobre produtos químicos contidos nos produtos alimentícios mais consumidos pelos alunos e possíveis relações com problemas de saúde. Por fim, outro questionário foi aplicado após o projeto de intervenção para verificar se os alunos participantes desenvolveram o hábito na leitura dos rótulos e se isto contribuiu na aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis e na escolha mais crítica dos produtos a serem consumidos. Após o trabalho realizado em sala com os alunos e aplicação do segundo questionário, 100% dos alunos afirmaram ter desenvolvido o hábito da leitura dos rótulos dos produtos alimentícios consumidos. Os alunos afirmaram ainda, terem obtido conhecimento a respeito dos danos causados pelo excesso de produtos químicos e desenvolveram interesse em obter essa informação através da leitura dos rótulos. O trabalho permitiu concluir que o conhecimento sobre a importância das informações contidas nos rótulos dos alimentos deve ser ensinado nas escolas, para que seja estimulado o hábito da leitura dos mesmos, uma vez que
o conhecimento é um meio de contribuir para a criticidade na escolha dos produtos alimentícios ingeridos e, consequentemente pode contribuir na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e redução de doenças não transmissíveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Alimentos - Rotulagem | pt_BR |
dc.subject | Doenças crônicas | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.subject | Nutrição - Educação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | Interpretação de rótulos de produtos alimentícios, como um meio de contribuir para hábitos alimentares saudáveis, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |