Interpretação de rótulos de produtos alimentícios, como um meio de contribuir para hábitos alimentares saudáveis, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo
Resumo : O presente trabalho foi conduzido no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos- CIC com o objetivo de habilitar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à interpretação das informações contidas em rótulos de alimentos. Para isto aplicou-se um questionário prévio com a finalidade de avaliar o interesse dos educandos na leitura dos rótulos e sua capacidade de interpretação dos mesmos. Posteriormente, realizou-se um trabalho prático acompanhado de aula expositiva e debate para gerar conhecimento sobre produtos químicos contidos nos produtos alimentícios mais consumidos pelos alunos e possíveis relações com problemas de saúde. Por fim, outro questionário foi aplicado após o projeto de intervenção para verificar se os alunos participantes desenvolveram o hábito na leitura dos rótulos e se isto contribuiu na aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis e na escolha mais crítica dos produtos a serem consumidos. Após o trabalho realizado em sala com os alunos e aplicação do segundo questionário, 100% dos alunos afirmaram ter desenvolvido o hábito da leitura dos rótulos dos produtos alimentícios consumidos. Os alunos afirmaram ainda, terem obtido conhecimento a respeito dos danos causados pelo excesso de produtos químicos e desenvolveram interesse em obter essa informação através da leitura dos rótulos. O trabalho permitiu concluir que o conhecimento sobre a importância das informações contidas nos rótulos dos alimentos deve ser ensinado nas escolas, para que seja estimulado o hábito da leitura dos mesmos, uma vez que
o conhecimento é um meio de contribuir para a criticidade na escolha dos produtos alimentícios ingeridos e, consequentemente pode contribuir na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e redução de doenças não transmissíveis.