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dc.contributor.authorGonçalves, Igor Ruan Dias, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:42:35Z
dc.date.available2020-03-05T17:42:35Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59544
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Magda Ribas Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Brasil ainda apresenta características de um país subdesenvolvido em relação à saúde, principalmente pelas questões sanitárias e de higiene pessoal, contribuindo na manutenção de doenças que são transmitidas e ocasionadas por agentes infecciosos oriundos do meio ambiente e do contato interpessoal. Neste trabalho abordamos essa temática, relacionando o papel da educação com um projeto de intervenção prática, onde primeiramente ensinamos sobre os principais aspectos de doenças infectocontagiosas comuns, propondo aos que aprendem que levem à comunidade esses conhecimentos, de modo que ocorra uma multiplicação desses saberes. O objetivo foi estimular o desenvolvimento de ações práticas educativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos no trabalho (alunos, pais e amigos); além de promover a multiplicação dos conhecimentos parasitológicos; conhecer a relação social entre as parasitoses e a vida ambiente dos alunos e incentivar o desenvolvimento de hábitos higiênicos e sanitários do convívio social dos alunos. A execução do trabalho de intervenção foi executado no ambiente de convívio dos alunos, entre a família e amigos, atuando como multiplicadores de conhecimento. Para isso, como metodologia, a disciplina escolar de biologia aproveitou seus conteúdos para tal, propondo um trabalho onde essa prática pode ser efetivada. Os 64 alunos do 2º ano do ensino médio levaram aos seus próximos os conhecimentos da disciplina, esclarecendo aos que não sabiam sobre as doenças infecciosas e parasitárias, posteriormente retornando à discussão na sala de aula, para análise e discussão dos efeitos e resultados do trabalho de intervenção.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectDoenças - Prevençãopt_BR
dc.titleDoenças parasitológicas – do ensino à prevenção prática : um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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