Doenças parasitológicas – do ensino à prevenção prática : um projeto de intervenção
Resumo
Resumo : O Brasil ainda apresenta características de um país subdesenvolvido em relação à saúde, principalmente pelas questões sanitárias e de higiene pessoal, contribuindo na manutenção de doenças que são transmitidas e ocasionadas por agentes infecciosos oriundos do meio ambiente e do contato interpessoal. Neste trabalho abordamos essa temática, relacionando o papel da educação com um projeto de intervenção prática, onde primeiramente ensinamos sobre os principais aspectos de doenças infectocontagiosas comuns, propondo aos que aprendem que levem à comunidade esses conhecimentos, de modo que ocorra uma multiplicação desses saberes. O objetivo foi estimular o desenvolvimento de ações práticas educativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos no trabalho (alunos, pais e amigos); além de promover a multiplicação dos conhecimentos parasitológicos; conhecer a relação social entre as parasitoses e a vida ambiente dos alunos e incentivar o desenvolvimento de hábitos higiênicos e sanitários do convívio social dos alunos. A execução do trabalho de intervenção foi executado no ambiente de convívio dos alunos, entre a família e amigos, atuando como multiplicadores de conhecimento. Para isso, como metodologia, a disciplina escolar de biologia aproveitou seus conteúdos para tal, propondo um trabalho onde essa prática pode ser efetivada. Os 64 alunos do 2º ano do ensino médio levaram aos seus próximos os conhecimentos da disciplina, esclarecendo aos que não sabiam sobre as doenças infecciosas e parasitárias, posteriormente retornando à
discussão na sala de aula, para análise e discussão dos efeitos e resultados do trabalho de intervenção.