• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Doenças parasitológicas – do ensino à prevenção prática : um projeto de intervenção

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - IGOR RUAN DIAS GONCALVES.pdf (516.7Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Gonçalves, Igor Ruan Dias, 1989-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O Brasil ainda apresenta características de um país subdesenvolvido em relação à saúde, principalmente pelas questões sanitárias e de higiene pessoal, contribuindo na manutenção de doenças que são transmitidas e ocasionadas por agentes infecciosos oriundos do meio ambiente e do contato interpessoal. Neste trabalho abordamos essa temática, relacionando o papel da educação com um projeto de intervenção prática, onde primeiramente ensinamos sobre os principais aspectos de doenças infectocontagiosas comuns, propondo aos que aprendem que levem à comunidade esses conhecimentos, de modo que ocorra uma multiplicação desses saberes. O objetivo foi estimular o desenvolvimento de ações práticas educativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos no trabalho (alunos, pais e amigos); além de promover a multiplicação dos conhecimentos parasitológicos; conhecer a relação social entre as parasitoses e a vida ambiente dos alunos e incentivar o desenvolvimento de hábitos higiênicos e sanitários do convívio social dos alunos. A execução do trabalho de intervenção foi executado no ambiente de convívio dos alunos, entre a família e amigos, atuando como multiplicadores de conhecimento. Para isso, como metodologia, a disciplina escolar de biologia aproveitou seus conteúdos para tal, propondo um trabalho onde essa prática pode ser efetivada. Os 64 alunos do 2º ano do ensino médio levaram aos seus próximos os conhecimentos da disciplina, esclarecendo aos que não sabiam sobre as doenças infecciosas e parasitárias, posteriormente retornando à discussão na sala de aula, para análise e discussão dos efeitos e resultados do trabalho de intervenção.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59544
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [318]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV