dc.contributor.author | Morais, Felippie Anthonio Fediuk de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:03:40Z | |
dc.date.available | 2020-03-05T18:03:40Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59539 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Dr. Magda N. Pinto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O projeto foi realizado com alunos com faixa etária entre 10 e 18 anos de idade, frequentadores de um colégio particular localizado em um bairro de classe média alta na cidade de Curitiba/Pr. Com objetivo de instrumentalizar os alunos quanto a necessidade da prevenção e cuidado coletivo ao uso de drogas lícitas, por meio da metodologia da sala de aula invertida preconizou-se a utilização de atividades lúdicas como ferramenta de informação e conscientização. Os alunos do ensino médio foram os responsáveis ela construção do conteúdo teórico, planejamento da atividade e sua aplicação. Aos alunos do ensino fundamental II coube a avaliação dos conceitos abordados e como eles podem contribuir para o seu desenvolvimento. O processo de desenvolvimento durou todo o ano de 2018, inicialmente com um treinamento dentro da turma do ensino médio onde os alunos construíram os conceitos de saúde, os efeitos do uso de drogas lícitas e ilícitas e refletiram sobre o processo de prevenção. De posse destas informações planejaram as atividades e
aplicaram junto aos alunos do ensino fundamental, criando assim um movimento de cooperação e colaboração na prevenção ao uso de drogas. Pós aplicação os alunos do ensino fundamental avaliaram as atividades e conceitos trabalhados, destacando barreiras e pré-conceitos em relação aos mais velhos que haviam sido quebrados e que as informações compartilhadas estavam em sintonia com o seu conhecimento prévio. Conclui-se que o objetivo foi alcançado, os alunos já tão informados persistem em buscar drogas lícitas como meio de inserção em grupos sociais e ao instrumentalizá-los com os conhecimentos necessários, reforçando com exemplos positivos dentro do ambiente escolar gera uma cooperação e preocupação coletiva com o bem estar do próximo, prevenindo e minimizando os danos. | pt_BR |
dc.format.extent | 61 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Drogas - Abuso - Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.title | O uso da sala de aula invertida no processo de prevenção ao consumo de drogas lícitas por alunos do ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |