• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso da sala de aula invertida no processo de prevenção ao consumo de drogas lícitas por alunos do ensino fundamental II

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FELIPPIE ANTHONIO FEDIUK DE MORAIS.pdf (8.735Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Morais, Felippie Anthonio Fediuk de, 1983-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O projeto foi realizado com alunos com faixa etária entre 10 e 18 anos de idade, frequentadores de um colégio particular localizado em um bairro de classe média alta na cidade de Curitiba/Pr. Com objetivo de instrumentalizar os alunos quanto a necessidade da prevenção e cuidado coletivo ao uso de drogas lícitas, por meio da metodologia da sala de aula invertida preconizou-se a utilização de atividades lúdicas como ferramenta de informação e conscientização. Os alunos do ensino médio foram os responsáveis ela construção do conteúdo teórico, planejamento da atividade e sua aplicação. Aos alunos do ensino fundamental II coube a avaliação dos conceitos abordados e como eles podem contribuir para o seu desenvolvimento. O processo de desenvolvimento durou todo o ano de 2018, inicialmente com um treinamento dentro da turma do ensino médio onde os alunos construíram os conceitos de saúde, os efeitos do uso de drogas lícitas e ilícitas e refletiram sobre o processo de prevenção. De posse destas informações planejaram as atividades e aplicaram junto aos alunos do ensino fundamental, criando assim um movimento de cooperação e colaboração na prevenção ao uso de drogas. Pós aplicação os alunos do ensino fundamental avaliaram as atividades e conceitos trabalhados, destacando barreiras e pré-conceitos em relação aos mais velhos que haviam sido quebrados e que as informações compartilhadas estavam em sintonia com o seu conhecimento prévio. Conclui-se que o objetivo foi alcançado, os alunos já tão informados persistem em buscar drogas lícitas como meio de inserção em grupos sociais e ao instrumentalizá-los com os conhecimentos necessários, reforçando com exemplos positivos dentro do ambiente escolar gera uma cooperação e preocupação coletiva com o bem estar do próximo, prevenindo e minimizando os danos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59539
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [318]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV