• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FABIANE CRISTINA WIECHETECK VUROBI.pdf (794.1Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Vurobi, Fabiane Cristina Wiecheteck
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O OBJETIVO do estudo é promover a higienização das mãos na disciplina de Filosofia, demonstrar como a disciplina de Filosofia pode contribuir na promoção em saúde; mostrar a importância da Filosofia dentro da área de biológicas, correlacionar a disciplina com a Higienização das mãos e a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento, evidenciando a importância da higienização das mãos para os alunos do Ensino Médio, de modo a incentivar a adesão às práticas de higienização das mãos. Trata-se de um projeto de intervenção implementada a participação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola publica no município de Ponta Grossa, Pr, no mês de setembro de 2018. A METODOLOGIA constituiu-se em um projeto de intervenção contou com duas fases: 1ª Fase: Apresentação teórica do tema higienização das mãos e da Teoria do Conhecimento para mostrar as diferentes formas de conhecimento, instigar o pensar do aluno perante a prática e promover a higienização das mãos na disciplina de Filosofia. Utilizou-se como estratégia didática uma aula expositiva, tendo como material de apoio artigos e manuais que abordassem sobre o tema para o embasamento teórico e filosófico a respeito da "Teoria do Conhecimento" e "Higienização das Mãos". 2ª Fase: Atividade prática utilizando a "caixa de luz negra" cujo objetivo foi correlacionar e demonstrar o tema com a Teoria do Conhecimento com a disciplina de filosofia e a sua contribuição na promoção da saúde. Os RESULTADOS obtidos com a implementação do projeto foram demonstrar como a disciplina pode contribuir na promoção em saúde, mostrar e evidenciar a importância da Filosofia dentro da área de biológicas e aos alunos do ensino médio, bem como incentivar a adesão a pratica de higienização das mãos. CONCLUSÃO: O projeto implementado foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois tiveram a oportunidade de correlacionar o conhecimento cientifico com a higienização das mãos na disciplina de Filosofia. Os alunos participaram de forma ativa com as atividades propostas, com diálogos reflexivos e interação entre os colegas, além de aumentarem seus conhecimentos a respeito do tema abordado. Faltam pesquisas e artigos que abordem da higienização das mãos dentro das escolas, bem como instigar o pensar do aluno diante das varias formas de conhecimento. A higienização das mãos é extremamente necessária para proporcionar uma qualidade de vida, pois é um método simples e eficaz. Além disso, esse trabalho demonstrou que é possível correlacionar às áreas de ciências humanas e ciências biológicas, de modo a incentivar o pensar do aluno.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59535
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [318]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV