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dc.contributor.authorRosa, Alfranio Gonsaga Ferreira dapt_BR
dc.contributor.otherPontes, Letícia, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-18T17:22:12Z
dc.date.available2020-02-18T17:22:12Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59505
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Drª Letícia Pontespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo trata-se de um projeto de intervenção, a partir de uma análise relativa à gravidez na pré-adolescência no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, Brasil. Explorando as transformações sociais e fisiológicas frente à maternidade imatura e o desenvolvimento pleno das meninas com suas constantes transformações biológicas, comportamentais, psicológicas e sexuais, a intervenção teve como principal objetivo: Apresentar ao corpo discente de 5° anos os aspectos negativos de uma gravidez na pré-adolescência, expondo as complicações sociais e fisiológicas frente à maternidade pré-matura. Como objetivos secundários: Integrar família e escola na abordagem do tema gravidez na pré-adolescência; abordar de forma didática temas excluídos pela família que dizem respeito a transformações fisiológicas de meninas; criar mecanismos didáticos junto a Secretaria de educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social como ferramenta de intervenção do fenômeno Gravidez na préadolescência no município de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil. Participaram deste projeto alunas de 5°anos da educação básica de uma escola municipal, na faixa etária de 10 a 12 anos de idade. A pesquisa foi previamente autorizada e regularmente acompanhada por pais ou responsáveis. Utilizando a educação como meio acessível para os esclarecimentos das meninas para compreensão deste fenômeno e suas implicações socais e riscos sistemáticos a saúde da pré-adolescente, este projeto foi continuamente embasado na teoria da Pedagogia Progressista de Paulo Freire. Tendência que inicia em uma análise crítica das realidades sociais, sustentam as abordagens finais e sócias políticas da educação.pt_BR
dc.format.extent59 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleGravidez na pré-adolescência : um o fenômeno contemporâneo no município de São José dos Pinhais, Paraná, Brasilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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