Gravidez na pré-adolescência : um o fenômeno contemporâneo no município de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
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Data
2019Autor
Rosa, Alfranio Gonsaga Ferreira da
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Resumo : O presente estudo trata-se de um projeto de intervenção, a partir de uma análise relativa à gravidez na pré-adolescência no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, Brasil. Explorando as transformações sociais e fisiológicas frente à maternidade imatura e o desenvolvimento pleno das meninas com suas constantes transformações biológicas, comportamentais, psicológicas e sexuais, a intervenção teve como principal objetivo: Apresentar ao corpo discente de 5° anos os aspectos negativos de uma gravidez na pré-adolescência, expondo as complicações sociais e fisiológicas frente à maternidade pré-matura. Como objetivos secundários: Integrar família e escola na abordagem do tema gravidez na pré-adolescência; abordar de forma didática temas excluídos pela família que dizem respeito a transformações fisiológicas de meninas; criar mecanismos didáticos junto a Secretaria de educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social como ferramenta de intervenção do fenômeno Gravidez na préadolescência no município de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil. Participaram deste projeto alunas de 5°anos da educação básica de uma escola municipal, na faixa etária de 10 a 12 anos de idade. A pesquisa foi previamente autorizada e regularmente acompanhada por pais ou responsáveis. Utilizando a educação como meio acessível para os esclarecimentos das meninas para compreensão deste fenômeno e suas implicações socais e riscos sistemáticos a saúde da pré-adolescente, este projeto foi continuamente embasado na teoria da Pedagogia Progressista de Paulo Freire.
Tendência que inicia em uma análise crítica das realidades sociais, sustentam as abordagens finais e sócias políticas da educação.