Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAraujo Júnior, Edival Vilar dept_BR
dc.contributor.otherLima, Cristina de Araújo, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbanopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-01T18:11:19Z
dc.date.available2019-04-01T18:11:19Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59492
dc.descriptionOrientadora: Professora Drª. Cristina de Araújo Limapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 31/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Dinâmicas Urbanaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho de pesquisa busca compreender como o espaço público das calçadas de uma parte central da cidade de Curitiba, resultante de decisões de planejamento e projeto, encontra-se adaptado a garantir condições mínimas de acessibilidade, aqui entendida como autonomia e segurança, à circulação dos pedestres, independente das suas condições de mobilidade. Pretende, ainda, avaliar o grau de prioridade que é dado aos espaços de circulação dos pedestres em relação ao do tráfego de veículos. Para tanto, o método empregado propicia uma análise com base em critérios qualitativos e quantitativos dos aspectos selecionados, utilizando-se como suporte normas legais e da ABNT, assim como outros métodos de avaliação existentes. Utilizam-se como instrumentos a observação, acompanhada do registro fotográfico, anotações e mapeamento das situações enfrentadas pelas pessoas que se utilizam deste espaço. Por fim, com base nos resultados apresentados, poderão ser identificadas rotas acessíveis no interior da área avaliada, ou a demarcação de áreas passíveis de melhorias que tenham o objetivo de garantir a segurança dos usuários mais frágeis das vias públicas: os pedestres, em especial as pessoas com mobilidade reduzida. Palavras-Chave: Curitiba. Espaço público com foco no pedestre. Mobilidade a pé. Acessibilidade. Segurança viária. Relação espacial pedestre / veículo nas vias públicas. Desenho Urbano. Calçadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research seeks an understanding of how the public space of the sidewalks of a central part of the city of Curitiba, which are a consequence of planning and projects decisions, is adapted to guarantee minimum accessibility conditions, here implied as autonomy and safety, to pedestrian circulation, independently of their mobility conditions. It also seeks to evaluate the priority degree of pedestrian circulation spaces in relation to vehicular traffic. For this, the methods applied provide an analysis based on both qualitative and quantitative methods of the selected criteria, using regulations both legal and from the Brazilian Association of Technical Standards - ABNT, as well as other preexistent evaluation methods. It makes use of site observation, as well as photographic registration and mapping of the situations imposed over users of these spaces. Finally, based on the outcome of this analysis, it will be possible to indicate accessible routes within the evaluation area, as well as to identify areas where the accessibility conditions can be improved in a way to assure the safety for the most fragile users of public streets: the pedestrians, and in particular persons with reduced mobility. Keywords: Curitiba. Public space focused on pedestrian. Walking mobility. Accessibility. Road safety. Spatial ratio destined to pedestrians and vehicles on public roads. Urban design. Sidewalks.pt_BR
dc.format.extent189 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEspaços publicospt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleAvaliação das condições de acessibilidade e priorização à circulaçãio de pedestres, nas calçadas e cruzamentos viários do anel central de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples