Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Joice Viviane, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherBellotti, Karina Kosicki, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-21T14:07:51Z
dc.date.available2019-05-21T14:07:51Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59129
dc.descriptionOrientadora: Professora Doutora Karina Kosicki Bellottipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Ensino de História. Defesa : Curitiba, 23/11/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.156-160pt_BR
dc.description.abstractResumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra práticas religiosas individuais que provocam atitudes intolerantes. Para estabelecer a relação passado-presente, e possibilitar a reflexão sobre a intolerância religiosa através da problematização do fato histórico A Noite de São Bartolomeu, respaldou-se na metodologia da História Temática e para fundamentar o uso da linguagem teatral no ensino de história recorreu-se ao histórico do uso do teatro na educação e aos teóricos que corroboram como este instrumento apresenta efetividade no processo de ensinoaprendizagem. O projeto foi aplicado em uma escola pública estadual no estado do Paraná, em quatro turmas de 8º de Ensino Fundamental. Cada turma produziu coletivamente uma peça teatral representando a Noite de São Bartolomeu e foram plateias uma das outras nas apresentações finais. Posteriormente os alunos responderam um questionário sobre a própria produção e elaboraram um texto crítico sobre as peças assistidas, que auxiliou nas análises sobre a reflexão do tema abordado e da efetividade do uso do teatro no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de história. Palavras-chaves: Intolerância religiosa, teatro, ensino de História.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The religious intolerance should be a subject treated within the school environment. Through studies of religions, the diversity and religious pluralism is possible to break prejudices against individual religious practices that cause intolerant attitudes. To establish the relationship between past and present, and allowing the reflection on religious intolerance by the problematization of historical fact the night of Saint Bartholomew Catholic Church, it was based in methodology of Thematic History and to justify the use of theatrical language in teaching history appealed to the history of the use of the theater in education and to theorists that corroborate how this instrument shows effectiveness in the teaching-learning process. The project was implemented in a state public school in the state of Paraná, in four classes of 8º of Fundamental Education. Each class has produced collectively a theatrical piece representing the night of Saint Bartholomew Catholic Church and were one of the other audiences in presentations. Later the students answered a questionnaire on their own production and produced a critical text on the parts assisted, that helped in the analysis on the reflection of the topic and the effectiveness of the use of the theater in the teaching-learning process in the discipline of History. Key words: Religious intolerance, theater, History teachingpt_BR
dc.format.extent180 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleIntolerância religiosa e teatro no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples