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dc.contributor.authorKolisnek, Fabielly, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherFernandes, Sueli de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.date.accessioned2019-02-18T13:54:50Z
dc.date.available2019-02-18T13:54:50Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59006
dc.descriptionOrientadora: Sueli de Fátima Fernadespt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática das práticas de alfabetização e letramento para surdos. Nosso objetivo foi investigar como os processos de leitura e escritas são desenvolvidas na escola para surdos. A pesquisa utilizada é de abordagem qualitativa e utiliza a revisão de literatura e o levantamento de dados no campo de pesquisa. A revisão de literatura envolve a contribuição de autores que debatem o tema de Alfabetização e Letramento (SOARES, 1999, 2000, 2009) e letramento para surdos (FERNANDES, 2003, 2006, 2007, 2008). O levantamento de dados no campo foi realizado por meio da observação em duas escolas para surdos localizadas nos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, com proposta de educação bilíngue: Língua brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. Foram observados quatro aspectos: a) caracterização da escola e Projeto Político-Pedagógico (PPP);b) a metodologia de ensino de leitura e escrita da professora regente; c)práticas de alfabetização/letramento desenvolvidas em sala de aula e d) caracterização da turma: os alunos surdos. As turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, eram compostas de alunos surdos com idade entre 9 a 15 anos e as professoras regentes eram surdas bilíngues. Os resultados indicam um avanço em relação às práticas de educação bilíngue nas escolas, há presença de professores surdos como modelo das crianças surdas, ensinando Libras e outras disciplinas, a Libras é amplamente usada na comunidade escolar e nas práticas de comunicação e ensino em sala de aula, fazendo da escola um ambiente bilíngue. Em relação ao nosso problema de pesquisa, observamos que o ensino de português como segunda língua, na modalidade escrita, ainda enfrenta muitos desafios, já que as metodologias de ensino não estão adequadas às práticas de letramento, com acesso aos textos como ponto de partida para o trabalho e à abordagem de gêneros textuais diversificados. Percebemos que a maioria das práticas enfatizam a alfabetização baseada nas relações letra/som e os alunos têm um domínio muito precário da leitura e escrita.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/daisypt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)pt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectSurdos - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Variaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçao bilínguept_BR
dc.titleLetramento e alfabetização na escola para surdospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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