dc.contributor.advisor | Jesus, Jefferson Diego de, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Flávia Trevisan Ferreira da, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Gabardo, Lyndsen de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-08T20:15:34Z | |
dc.date.available | 2021-12-08T20:15:34Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58993 | |
dc.description | Orientador: Jefferson Diego de Jesus | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho refere-se à formação dos professores surdos, versa sobre os
sujeitos que concluem o curso de graduação em licenciatura em Letras Libras e
optam por não seguir a carreira profissional de professor. Esta pesquisa tem por
base a lei 10.436/2002 bem como a sua regulamentação o decreto 5.626/2005 que
discorre à formação dos professores de Libras. É certo, que historicamente não
haviam surdos formados pela Universidade Federal do Paraná neste curso, tendo
como primeira graduação as mais diversas áreas do conhecimento, assim, este
projeto analisa quais os objetivos destes acadêmicos, como uma espaço para
ampliação do conhecimento com o intuito de atuarem como professores de Libras
ou como um espaço linguístico onde oportuniza o contato ativo com a comunidade
surda. Nosso objetivo é conhecer os motivos da escolha do curso de Letras Libras e
perspectivas profissionais na área. A metodologia foi utilizado do tipo qualiquantitativo
com pesquisas bibliográficas e levantamento de dados por meio de
questionários estruturado com alunos surdos na Universidade Federal do Paraná do
ano de 2015 à 2018. Essa pesquisa mostra ao público, os motivos que cada
discente tem ao frequentar o curso, entre eles pode-se encontrar alunos que
buscam a ampliação do conhecimento e pretendem se tornar um professor e outros
que apenas querem estar inseridos em um grupo no qual encontram afinidade com
a Língua. As respostas dos personagens entrevistados tornou preocupante o futuro
da carreira de professor de Libras, visto que a maioria não tem interesse em
lecionar e ocupam o espaço de quem realmente quer seguir a profissão. Muitos
interessados na carreira de docentes esperam a oportunidade de entrar para a
academia e conquistar o diploma de professor e assim seguir lecionando, porém o
número de vagas é pouca e os que conseguem entrar não tem perspectiva de
seguir a profissão e assim as escolas e classes bilíngues ficam com o ensino
defasado, por conta da falta de profissional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf video/x-msvideo | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | pt_BR |
dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - Brasil | pt_BR |
dc.title | Formação de professores surdos de letras libras na UFPR : foco ou conquista de um diploma? | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |