HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática
Resumo
Resumo: O uso de gêneros textuais no espaço escolar se constitui uma excelente ferramenta para o ensino. Nos últimos anos observamos que a geração jovem dedica-se em passatempos como games, animês e mangás. Pensando nesse novo cenário social, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue (SDB) de caráter multidisciplinar utilizando a criação de uma história em quadrinhos bilíngue de estilo mangá para aprendizes surdos. Optou-se por utilizar o modelo de proposta de SDB na perspectiva bilíngue para surdos posta por Cezar (2018) que tem como aporte teórico os gêneros textuais (Marcuschi, 2005); sequência didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004); bilinguismo (Fernandes, 2005). O instrumento de pesquisa para criação da SDB foi a HQ bilíngue para surdos (Cezar e Almeida, 2018), organizada da seguinte forma: 1) Quebra da barreira linguística: a) levantamento de conceitos, b) levantamento de sinais, c) criação de sinalário e de glossário; 2) Sinalização (Libras como L1): apresentação do gênero HQ; 3) Apresentação do tema histórico (aspectos históricos, sociais, culturais e linguísticos) e proposta de uma HQ; 4) Produção inicial: exploração do gênero e da história; 5) Sequência histórica: danos linguísticos; análise dos desenhos; 6) Linguagem dos quadrinhos: aspectos linguísticos e visuais das línguas sinalizadas e 7) Produção final: trabalho com a escrita; criação de uma HQ e divulgação do material criado. Assim, consideramos que a SDB criada destaca os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos das línguas de sinais podendo se transformar em um recurso disponível para o ensino multidisciplinar.
Collections
- Letras Libras [77]