Referenciação em Libras: análise da sinalização de alunos ouvintes do Letras Libras da UFPR
Resumo
Resumo: Neste artigo, tomamos Bernardino (2012), Araújo (2016) e Neves (2012) para sustentar a discussão de classificadores e Pimenta e Quadros (2006) e Quadros e Karnopp (2004) para as tipologias de expressão facial. Justificamos que esses dois elementos são indispensáveis à referenciação em Libras (CAVALCANTE, 2011; SILVA E ZIMMERMANN, 2018: LEAL, 2011; MOREIRA, 2017). Com isso, o objetivo deste artigo é apresentar as diferentes formas que quatro alunos ouvintes do último ano do Letras Libras da UFPR, que são sinalizantes de Libras como L2, fazem referência a personagens de uma narrativa do desenho animado "Tom e Jerry", bem como argumentar que o uso de uma certa tipologia de CLs e EFs favorece a produção discursiva sofisticada. Utilizamos uma metodologia descritiva e tratamos os dados no software ELAN. Os resultados apontam que a expressão facial são essenciais e motivam a produção de classificadores.
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