Passo a passo na elaboração de OSCE (Objective Structured Clinical Examination) para comunicação de más notícias
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Data
2018Autor
Gonçalves, Patricia Carla Zanelatto
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Resumo : Introdução: O OSCE (Objective Structured Clinical Examination) avalia habilidades
clínicas, conhecimento, atitudes, comunicação e competências profissionais, por
meio de estações previamente planejadas para a simulação de situações
recorrentes no cotidiano do exercício profissional, sendo considerado o padrão-ouro
na avaliação de competências médicas. Dentre estas, a competência de
comunicação eficaz é fundamental para a abordagem de más notícias. Objetivo:
Descrever as etapas para a elaboração de um OSCE e a sua aplicação para a
avaliação da competência de comunicação de más noticias. Materiais e Métodos: As
etapas descritas são o planejamento das estações, o público alvo que participará do
OSCE, o conteúdo que será abordado, os recursos necessários em termos de
materiais, o espaço físico que precisa ser ocupado, a relação do número de
participantes e o número de salas necessárias, a estruturação das equipes de
trabalho e a distribuição de tarefas, como pode ser feito o controle do tempo, uma
sugestão de checklist para a execução e avaliação da estação de comunicação de
más notícias baseado no protocolo SPIKES, um roteiro para o ator que interpretará o
paciente simulado, as orientações para o aluno que será avaliado e interpretará o
profissional simulado e a elaboração geral de uma estação para a comunicação de
más notícias. Considerações Finais: O OSCE pode ser considerado como uma
excelente ferramenta de avaliação e treinamento para a competência de
comunicação de más notícias. O uso de um ator no papel de paciente simulado é
fundamental para a estruturação da avaliação. Quanto maior o número de estações
planejadas, mais fidedigna pode ser a avaliação do aluno. É adequando o
treinamento prévio das equipes com antecedência, com teste das estações, do
espaço físico, dos roteiros para o paciente e para o profissional, dos instrumentos de
avaliação, do tempo das estações e do tempo de rodízio. Ao final da atividade, a
equipe deve ser reunida e registrar os pontos adequados e aqueles que podem ser
corrigidos ou melhorados.
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